…a Refeição dos Trabalhadores da Seara…

Domingo XI do Tempo Comum (A)

1ª Leitura - Do Livro do Êxodo
Ex 19,2-6a


Partiram de Refidim e chegaram ao deserto do Sinai e acamparam no deserto. Israel acampou lá, diante da montanha. Moisés subiu até junto de Deus. Da montanha o Senhor chamou-o, dizendo: «Assim dirás à casa de Jacob e declararás aos filhos de Israel: ‘Vós vistes o que Eu fiz ao Egipto, como vos carreguei sobre asas de águia e vos trouxe até mim. E agora, se escutardes bem a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim uma propriedade particular entre todos os povos, porque é minha a terra inteira. Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.’

2ª Leitura - Da Carta de Paulo aos Romanos
Rm 5,6-11


De facto, quando ainda éramos fracos é que Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa boa talvez alguém se atreva a morrer. Mas é assim que Deus demonstra o seu amor para connosco: quando ainda éramos pecadores é que Cristo morreu por nós. E agora que fomos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão havemos de ser salvos da ira, por meio dele. Se, de facto, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com Ele pela morte de seu Filho, com muito mais razão, uma vez reconciliados, havemos de ser salvos pela sua vida. Mais ainda, também nos gloriamos em Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação.

3ª Leitura - Do Evangelho de Mateus
Mt 9,36-10,8


Jesus, contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe.» Jesus chamou doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos malignos e de curar todas as enfermidades e doenças. São estes os nomes dos doze Apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que o traiu. Jesus enviou estes doze, depois de lhes ter dado as seguintes instruções: «Não sigais pelo caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide, primeiramente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça.




Comentário às Leituras
"…a Refeição dos Trabalhadores da Seara…"


“A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. Sempre me chamou a atenção o facto de Jesus não dizer que havia falta de “gente” na seara, mas falta de “trabalhadores”… A seara é o alcance do Reino de Deus a acontecer na história pela força daquela semente lançada à terra que não deixa de germinar, ainda que uma parte caia à beira dos caminhos, outra nas pedras e outra no meio dos silvados. O Reino de Deus está a acontecer permanentemente como a vitalidade desta semente de Deus que nos convoca para a Esperança e para a Ceifa.

Como discípulos de Jesus somos convocados, TODOS, à missão de trabalhadores da seara, colaboradores da emergência do Reino de Deus, enviados a continuar a sua missão. E, ao falar-te hoje disso, lembro-me de ser miúdo e adorar os dias em que a casa do meu Avô se enchia de trabalhadores. Quando chegava o dia de arrancar as batatas, ou fazer a ceifa, os amigos da família vinham sempre “trabalhar para nós”, como se dizia. Quando era o dia deles, íamos nós “trabalhar para eles”. Era assim que o trabalho estava organizado.

Mas o dia não era só trabalhar… Havia Festa à mistura! Sobretudo, na hora da Refeição… Aquele que convidava tinha sempre que preparar uma boa Refeição para que “o pessoal retemperasse as forças”. Aí COMIA-SE bem, BEBIA-SE melhor e, acima de tudo, CONVERSAVA-SE muito.

Conversava-se sobre o trabalho que se estava a fazer, se as batatas eram muitas ou poucas, se o trigo era graúdo ou miúdo… Conversava-se sobre o clima dos últimos tempos e a influência na terra, se a encontravam dura, umas vezes, ou aos torrões, outras… Conversava-se sobre as sementeiras seguintes…

Além disso, lembro-me sempre de que o meu Avô tinha um lugar de destaque nesta Refeição. Era o dono da casa, era ele quem convidava, e por isso sentava-se à cabeceira da Mesa! Tinha também a “cabeceira da conversa e a chefia da palavra”. Quando falava, todos escutavam. Lembro-me que, em miúdo, isto me impressionava…

Depois de tudo isto, abandonava-se a Mesa e recomeçava o trabalho! Os lugares ficavam vazios, o que sobrava era guardado e as loiças lavavam-se para a próxima…

Hoje tudo isto ganhou um sentido novo para mim porque me explicou o lugar da Eucaristia que celebramos tantas vezes. A Eucaristia é a Refeição dos Trabalhadores da Seara do Senhor, a Mesa em que os Operários do Reino de Deus se reúnem. A Eucaristia é a Refeição dos Construtores do Reino de Deus que se sentam à volta da Mesa Comum para conversar com o Senhor da Messe, o Dono da Seara, o que está à Cabeceira da Mesa…

Por isso os Trabalhadores da Seara chegam, sentam-se, cantam alegres, escutam a Palavra do Senhor e respondem-lhe… Depois, põe-se à Mesa da Refeição em que se serve o Pão e o Vinho da Vida Nova. Alegram-se à volta da Generosidade daquele que os convida e, agradecidos, servem-se do Banquete!

Depois, levanta-se a mesa, guarda-se o que sobra, lavam-se as loiças “para a próxima”, e continuam a trabalhar! Por isso é que os Trabalhadores da Seara do Senhor, os Operários do Reino, se despedem uns dos outros com um Envio: “Ide…”

Compreendem-se a si próprios como Construtores do Reino de Deus e despedem-se sempre “até à próxima Refeição”… Entretanto, vão trabalhando segundo as indicações que o Senhor, sentado à Cabeceira da Mesa, lhes foi dando…

A Eucaristia é a Refeição dos Construtores do Reino de Deus, a Ceia dos Trabalhadores da Seara…

E, “que diacho”, não me sai da cabeça aquela frase de S. Paulo: “Quem não trabalhar também não coma!” (2Tes 3, 10) É que sempre me ensinaram que fica tão mal aparecer só para comer…

Sem comentários: