Nao tenhais medo!

Domingo XII do Tempo Comum (A)

1ª Leitura - Do Livro de Jeremias
Jer 20, 10-13


Ouvia invectivas da multidão:
«Cerco de terror! Denunciai-o!
Vamos denunciá-lo!»
Os que eram meus amigos
espiam agora os meus passos:
«Se o enganarmos, triunfaremos dele,
e dele nos vingaremos.»
O Senhor, porém, está comigo,
como poderoso guerreiro.
Por isso, os meus perseguidores serão esmagados
e cobertos de confusão,
porque não hão-de prevalecer.
A sua ignomínia nunca se apagará da memória.
Mas Tu, Senhor do universo,
examinas o justo, sondas os rins e os corações.
Que eu possa contemplar a tua vingança contra eles,
pois a ti confiei a minha causa!
Cantai ao Senhor,
glorificai o Senhor,
porque salvou a vida do pobre
da mão dos malvados.

2ª Leitura - Da Carta de Paulo aos Romanos
Rom 5, 12-15


Por isso, tal como por um só homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte atingiu todos os homens, uma vez que todos pecaram... De facto, antes da Lei já existia o pecado no mundo; mas o pecado não é tido em conta quando não há lei. Apesar disso, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não tinham pecado por uma transgressão idêntica à de Adão, que é figura daquele que havia de vir. Com efeito, o que se passa com o dom gratuito não é o mesmo que se passa com a falta. Se pela falta de um só todos morreram, com muito mais razão a graça de Deus, aquela graça oferecida por meio de um só homem, Jesus Cristo, foi a todos concedida em abundância.

3ª Leitura - Do Evangelho de Mateus
Mt 10, 26-33


Não os temais, portanto, pois não há nada encoberto que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os terraços. Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer na Geena o corpo e a alma. Não se vendem dois pássaros por uma pequena moeda? E nem um deles cairá por terra sem o consentimento do vosso Pai! Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados!




Comentário às Leituras
"Não tenhais medo!"


Parece que os soldados que vão na frente do batalhão são os primeiros a dar o corpo às balas… Esse é um dos lugares dos Profetas de toda a história no seio do Povo de Deus. Na primeira leitura aparece-nos Jeremias a viver uma das fases mais difíceis da sua vida. O seu país estava prestes a ser invadido pela Babilónia, e parecia que ninguém queria ver. Os governantes, insensatos, tomavam medidas que agravavam ainda mais a situação. Os religiosos do tempo, profetas da corte e sacerdotes do templo, diziam “amen” a tudo o que eles fizessem como funcionários deles e não servos de Deus.

O Profeta Jeremias aparece então como Profeta verdadeiro, livre do jugo do poder e das lógicas do templo, a fazer um anúncio que não agradou a ninguém. Resultado: foi caluniado, perseguido e preso. Acabou atirado dentro de uma cisterna, sozinho no fundo, já sem água. Até os seus amigos o tinham deixado…

Nenhum Profeta pediu para si essa missão. Conhecem-lhe as consequências, o amargo de boca que dá tantas vezes dizer a Verdade… Acolhem essa missão, às vezes mesmo “suportam-na” como um fogo que se leva dentro dos ossos, uma força de Deus que não é possível evitar por muito tempo ou vencer com os nossos argumentos de sensatez, racionalidade ou medo…

Jeremias volta-se para Deus. “É por causa de Ti, Senhor! Não me deixes só! Prova a todos que não estou enganado, que é Teu o que diz a minha boca!” Como qualquer um de nós, arde dentro de si um desejo profundo de justiça, de ver vingada a sua sorte, a violência que exercem sobre ele. Então volta para Deus esse desejo, e faz dele oração… Chocam-te estas palavras? “Possa eu ver o castigo que dareis a esta gente, pois a Ti confio a minha causa…”

Pois, pois… nós escandalizamo-nos com bastante facilidade… mas, aqui entre nós, pelo menos o Jeremias diz estas coisas a Deus e fica quietinho. Nós não… nós já não “rezamos assim”, já “estamos mais à frente” porque acreditamos que Deus não castiga nem exerce vingança dessa maneira… Então… Vingamo-nos nós!!! Fazemos nós a parte que Jeremias deixou para Deus. Que piedosos somos, não é?

É claro que Deus não Se vinga nem castiga como Jeremias teve ganas de lhe pedir, mas olhando para Jesus e para toda a história da revelação temos que acolher este anúncio: Deus toma partido, sempre, pelos mais fracos! Deus não é neutro diante do sofrimento injusto das pessoas. Deus toma partido… mas do seu jeito, como nos revela em toda a vida de Jesus e, de maneira plena, na sua ressurreição.

Deus vence sobre o pecado, a injustiça e a opressão que geram a morte. Mas não vence como um forte vence um fraco… vence como uma semente vence e terra… é essa a força do Reino de Deus a acontecer
, esse Reino cuja sementeira começou com o Semeador Jesus e que acabará por dar fruto abundante, apesar de todas as pedras, silvas e bermas de caminhos!

Esta certeza da Fidelidade de Deus é o segredo do Evangelho de hoje em que Jesus repete três vezes aos seus: “Não tenhais medo!!!” É a grande declaração do Ressuscitado aos seus discípulos de todos os tempos, tantas vezes assustados e desanimados. “Não tenhais medo!”

Jesus envia os seus a anunciar o Reino de Deus, e este anúncio enfrenta-se com as forças do Anti-Reino que são o egoísmo, o poder, a riqueza de uns à custa da servidão de outros, a manipulação das consciências e das liberdades… Jesus garante-lhes e garante-nos que a nossa fidelidade não nos fará experimentar o fracasso, ainda que tenhamos que experimentar na carne o peso da Verdade que dizemos e as consequências da Verdade que vivemos. “Não tenhais medo!”

A Vida não se perde, ainda que nos crucifiquem o corpo! A Vida perde-se quando, por medo, a queremos guardar zelosamente dentro de nós, sem risco, sem verdade… a Vida apodrece e fica para sempre sepultada solitária e inútil no coração dos egoístas! A Vida Re-Suscita e difunde-se naqueles que tê a arte de se abrir e a ousadia de arriscar ser Verdadeiro e Justo, ainda que isso nos exponha a algum sofrimento.

“Não tenhais medo” assegura-nos Jesus, “porque o Pai do Céu ama-vos muito!” E depois diz aos seus discípulos, àqueles e a nós, que será ele mesmo a receber-nos no abraço eterno da Vida e da Fidelidade de Deus em que confirmará o nosso empenho pelo Reino de Deus… ou nos deixará admirados por nos repetir o mesmo de há três semanas atrás: “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus…”

Sem comentários: