Dia de Todos os RESSUSCITADOS!

A ressurreição de Jesus não é a epopeia de um sobrevivente!
Para a maior parte dos cristãos, a “notícia” de Jesus Ressuscitado não é, nem de longe, uma Boa Nova de Alegria para a vida que faça vibrar as cordas mais fundas e sensíveis do coração. Infelizmente, a celebração da Páscoa não é para muitos cristãos mais que uma celebração ritual de um acontecimento que se diz ter acontecido com Jesus…
Porque é que o coração de tantos cristãos ainda não vibra com a Boa Nova da Ressurreição de Jesus? Porque olham para Jesus ressuscitado como se olha para um sobrevivente. E isto faz com que se entre nesta lógica: “Cristo ressuscitou! Ainda bem para ele!”
Sim, para muitos, a ressurreição de Jesus Cristo é um assunto “dele”, não “nosso”… Nós celebramos isso porque… “porque sim… sempre foi assim…”
Já é altura de nos darmos conta de que anunciar a ressurreição de Jesus NÃO É PROCLAMÁ-LO COMO SOBREVIVENTE MAS SIM COMO DADOR DE VIDA!!!
jesus não passou pela morte como um sobrevivente, mas como um dador de Vida! Não deu um saltinho sobre o muro da morte… Derrubou-o de uma vez por todas! Jesus não ressuscitou “sozinho”. Nele, todos ressuscitamos!
“Eu sou o Caminho!!! Eu sou a Porta!!! Eu sou a Vida!!!”
Falamos tantas vezes de Jesus Ressuscitado como falaríamos de um herói de guerra, que tivesse passado por uma batalha duríssima e, inimaginavelmente, tivesse sobrevivido, revivido depois da morte! E celebramos o herói, o sobrevivente, a sua vitória e a sua alegria… não a nossa.
Jesus não sobrevive à morte. Derrota-a!
E Jesus não derrotou a “sua” morte. Jesus derrotou a morte! A sua e a nossa. Em Jesus Ressuscitado ficou aberto para nós o Caminho que conduz todos os Homens ao regaço amoroso de Deus-Pai, à unidade perfeita com Deus-Filho na comunhão de Deus-Espírito Santo.

Somos da Família de Deus!!!
Em Jesus ressuscitado, a morte converte-se em Parto Definitivo da vida que nos faz nascer para a Festa da Plenitude de Deus! Porque no momento da morte-ressurreição de Jesus, toda a Humanidade fica interiormente transformada. “Jesus entregou o Espírito” (Jo 19, 30), como o frasco que guarda em si o perfume até ao dia em que se parte, e o perfume que tinha dentro se derrama e espalha a tudo e todos à sua volta…
Nesse momento, toda a Humanidade recebe de Cristo o Espírito Santo que faz dela Humano-Divina e capaz de dizer “em espírito e em verdade” a Deus Pai: “ABBA! Papá!” (Rm 8, 14-16)
Usando linguagem da simbologia bíblica, nesse momento ficaram abertas as “portas do paraíso e da Árvore da Vida, fechadas ao Homem desde Adão” e todos os que já viviam nas coordenadas da eternidade foram nesse momento assumidos na Festa da Colheita da “Árvore da Vida, a que estava no centro do Paraíso” (Gen 3, 24; Ap 22, 1-5). “Em verdade te digo: hoje mesmo, estarás comigo no Paraíso…” (Lc 23, 43)
Nesse momento, o Espírito Santo começou a circular nas “veias” interiores-pessoais de toda a humanidade, de tal modo que todas as opções, atitudes, decisões e gestos humanizantes são por Ele divinizados, assumidos, salvos.
Nesse momento, Deus fez todos os Homens membros da Sua própria Família, ao dar-lhe o Seu “Sangue”, o Espírito Santo, que faz de nós filhos em relação a Deus-Pai e irmãos em relação a Deus-Filho.
Nesse momento, descobrimos a face escondida da Cruz e da fidelidade de Jesus: Jesus não só deu a sua vida, mas deu-nos a sua Vida!
Nesse momento damo-nos conta de que a vida pode ser mais do que fazemos dela… de que Viver é ser Pessoa, e ser Pessoa significa Construir-se Pessoa, em atitudes e opções humanizantes moldadas pelo amor e pelo bem-querer. Ser salvo é ser assumido eternamente em Deus, e Deus ao assumir plenifica “à Sua imagem e semelhança”, diviniza. A Ressurreição é a nossa divinização! E seremos eternamente divinizados na medida em que agora nos humanizarmos
“Rasgou-se o véu” (Mt 27, 51) e percebemos que a morte é um fim, mas não é o fim! É o fim da história e, nela, o fim do tempo da nossa construção pessoal; mas não é o fim da Vida! Antes, é o parto definitivo para a Plenitude da Vida!
Porque Deus é Amor, a morte não podia levar a melhor!
A ressurreição de Jesus, Dador de Vida, é a certeza de que a palavra definitiva da nossa vida repousa serena no coração de Deus, e nunca poderá ser muito diferente disto: “Amo-te!!! Assumo o que és e plenifico-o em Mim. Sê em Mim, Vive em Mim… Nem imaginas a Festa que te está preparada…”

Sem comentários: