Servir e Seguir

Domingo XXI do Tempo Comum (B)
1ª Leitura - Do Livro de Josué
Js 24,1-2.15-18
Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém, e convocou os seus anciãos, chefes, juízes e oficiais; todos se apresentaram diante de Deus. Então, Josué disse a todo o povo: «Se vos desagrada servir o Senhor, então escolhei hoje aquele a quem quereis servir: os deuses a quem vossos pais serviram, do outro lado do rio, ou os deuses dos amorreus cuja terra ocupastes, porque eu e a minha casa serviremos o Senhor.» O povo respondeu, dizendo: «Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir outros deuses! Pois o Senhor nosso Deus é que nos tirou, juntamente com nossos pais, da terra do Egipto, da casa da escravidão, e realizou aqueles maravilhosos prodígios aos nossos olhos; Ele guardou-nos ao longo de todo o caminho que tivemos de percorrer, e entre todos os povos pelos quais passámos. O Senhor expulsou diante de nós todas as nações e os amorreus que habitavam na terra: também nós serviremos o Senhor, porque Ele é o nosso Deus.»
2ª Leitura - Da Carta de Paulo aos Eféseos
Ef 5,21-32
Submetei-vos uns aos outros, no respeito que tendes a Cristo: as mulheres, aos seus maridos como ao Senhor, porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja - Ele, o salvador do Corpo. Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim as mulheres, aos maridos, em tudo. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para a santificar, purificando-a, no banho da água, pela palavra. Ele quis apresentá-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. Assim devem também os maridos amar as suas mulheres, como o seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. De facto, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo; pelo contrário, alimenta-o e cuida dele, como Cristo faz à Igreja; porque nós somos membros do seu Corpo. Por isso, o homem deixará o pai e a mãe, unir-se-á à sua mulher e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério; mas eu interpreto-o em relação a Cristo e à Igreja.
3ª Leitura - Do Evangelho de João
Jo 6,60-69
Depois de o ouvirem, muitos dos seus discípulos disseram: «Que palavras insuportáveis! Quem pode entender isto?» Mas Jesus, sabendo no seu íntimo que os seus discípulos murmuravam a respeito disto, disse-lhes:
«Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes? É o Espírito quem dá a vida; a carne não serve de nada: as palavras que vos disse são espírito e são vida. Mas há alguns de vós que não crêem.» De facto, Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam e também quem era aquele que o havia de entregar. E dizia: «Por isso é que Eu vos declarei que ninguém pode vir a mim, se isso não lhe for concedido pelo Pai.» A partir daí, muitos dos seus discípulos voltaram para trás e já não andavam com Ele. Então, Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?» Respondeu-lhe Simão Pedro: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna! Por isso nós cremos e sabemos que Tu é que és o Santo de Deus.»

Comentário às Leituras

"Servir e Seguir"

Depois de entrarem na Terra para onde tinham caminhado durante 40 anos, Josué faz um desafio que parece mesmo uma provocação aos seus irmãos… Ou guardam a memória daquela saída libertadora e do caminho de Aliança que o Deus de Israel tinha feito com eles, ou se viravam para outras divindades, os deuses dos outros povos que entretanto tinham conhecido.

Também Jesus, no evangelho que escutamos hoje, depois do grande discurso do Pão da Vida, do Maná do Novo Êxodo, ao ver que muitos se iam embora pergunta aos que ainda ficavam: “Também ides? Ou ficais comigo?...”

Quais são as palavras-chave nestes dois momentos? No Antigo Testamento, é SERVIR. No Novo Testamento, é SEGUIR.

A Fé não é a simples pertença cultural aos ritos de uma religião. Não é isso que Josué pergunta aos seus contemporâneos, nem Jesus aos seus discípulos. Josué não lhes pergunta por qual religião é que eles escolhem, mas a Quem querem Servir! E Jesus pergunta aos seus se o querem Seguir, se querem Escutar e Acolher o seu Ensinamento. O que está em causa não é uma “crença”, não é ser desta ou daquela religião, simplesmente, mas a Quem Servimos e a Quem Seguimos. A idolatria, na história bíblica, tem sempre a ver com a recusa da Liberdade: Servir quem rouba a vida em vez de a dar e Seguir aqueles que levam a acções injustas. A Conversão é a redescoberta de que Servir o Deus da Vida é pôr-se ao Serviço da Vida e do Bem, e que Seguir os Seus eleitos é fazer parte de um futuro de Salvação a construir-se em favor de toda a Humanidade.

Para mim, hoje, tornam-se muito importantes estas perguntas… A quem Servimos? A quem Seguimos?

É claro que temos fé, vamos à missa, fazemos as nossas orações e tudo isso. Mas no concreto da nossa vida, dos nossos dias, estamos ao Serviço de quê? Estamos ao Serviço de quem? Quem é que pode contar connosco? Na primeira leitura de hoje, acreditar em Deus é Servi-lo. O que significará Servir a Deus? Ele precisa dos nossos Serviços?! Ou precisa de nós como instrumentos ao Serviço do que Ele quer fazer em tantos irmãos nossos? Ter Fé é Servir a Deus… Não Servi-lo como se Deus precisasse de criados, mas Servir para Deus, Servir-lhe para alguma coisa, como um instrumento serve àquele que o usa para fazer o que é preciso… E Louvá-lo nesse Serviço, e Bendizê-lo nesse Serviço, e Celebrar essa Vida que, estando ao nosso Serviço por Amor, nos põe também ao Serviço dos irmãos.

E a quem seguimos? É claro que escutamos o evangelho de Jesus, conhecemos as suas palavras… mas, na hora das decisões, dos projectos, quais são os critérios que nos guiam? Quais são os valores em nome dos quais optamos? Quais são as palavras que mais nos habitam o coração e a mente, quais são as que mais dizemos? Quem Seguimos de verdade, a quem procuramos assemelhar-nos cada vez mais? A Jesus?

São apenas perguntas, mas as leituras de hoje deixam-me com várias destas a pairar na cabeça… Ter Fé é Servir e Seguir…

No pedaço da carta do Apóstolo Paulo que hoje lemos, ele dá um exemplo concreto de Seguir Jesus, de procurarmos assemelhar-nos cada vez mais a ele. E fala nisso no caso muito concreto do casamento. Muitas noivas não gostam desta leitura, porque Paulo, com a linguagem própria da sua cultura, usa palavras como “submetei-vos em tudo” e “o marido é a cabeça da mulher”. Mas é importante ler o resto… “Maridos amai as vossas esposas!” E, ainda por cima, como se não bastasse isto, coloca a fasquia em “Como Jesus amou a Igreja”. “Amai as vossas esposas como ao vosso próprio Corpo, como Cristo à Igreja, que é o seu Corpo”. Toda a linguagem da “submissão” e de “um ser a cabeça do outro” está dentro deste mistério de Amor inesgotável revelado em Jesus de Nazaré. Não tem nada a ver com domínio, com poder, com supremacia. Tudo isso é contrário ao Evangelho e toda a espécie de violência ou submissão agressiva dentro do casal é contrária à vontade de Deus. Amar como Jesus é dar-se até ao fim, entregar-se sem medida e nunca procurar o próprio interesse. Assim, “ser submisso” não é uma imposição nem uma coisa má mas o próprio desejo de quem se sabe amado e quer responder a esse amor.

Não deixa de ser estranho que, nas estatísticas que se vão fazendo, o maior número de casos de violência doméstica coincidem sempre com as regiões do país tradicionalmente católicas! Ao menos nisto, os que se dizem discípulos de Jesus podiam aprender alguma coisa do Mestre, nem que mais não fosse a amar bem…

1 comentário:

Anónimo disse...

Durante muitos anos, a minha oração preferida foi a "Oração de São Francisco" que eu rezava com toda a consciência de que era capaz, mas só há pouco tempo, dias até, é que tomei verdadeiramente consciência do que é ser "instrumento da paz do Senhor"!
Não é só trabalhar/servir para Deus ou por causa de Deus mas principalmente servir/trabalhar com Ele. Ah! isto muda muita coisa!

Obrigada portudo o que nos vai ensinando

Isabel