«sem título»

Domingo XXII do Tempo Comum (B)
1ª Leitura - Do Livro do Deuteronómio
Dt 4,1-2.6-8
«Agora, Israel, ouve as leis e os preceitos que eu hoje vos ensino. Ponde-os em prática para que vivais e chegueis a possuir a terra que o Senhor, Deus dos vossos pais, vos há-de dar. Nada acrescentareis ao que hoje vos prescrevo e nada eliminareis, guardando os mandamentos do Senhor, vosso Deus, tal como eu vos prescrevo. Observai-os e ponde-os em prática, porque isso manifestará a vossa sabedoria e a vossa inteligência aos olhos dos povos que, ao terem conhecimento de todas estas leis, dirão: ‘Que povo sábio e inteligente é esta grande nação!’ Com efeito, que grande nação haverá que tenha um deus tão próximo de si como está próximo de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que o invocamos? E que grande nação haverá, que possua leis e preceitos tão justos como esta lei que eu hoje vos apresento?
2ª Leitura - Da Carta de Tiago
Tg 1,17-18.21 b-22.27
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, no qual não há mudanças nem períodos de sombra. Por sua livre decisão, nos gerou com a palavra da verdade, para sermos como que as primícias das suas criaturas. Recebei com mansidão a Palavra em vós semeada, a qual pode salvar as vossas almas. Mas tendes de a pôr em prática e não apenas ouvi-la, enganando-vos a vós mesmos. A religião pura e sem mácula diante daquele que é Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.
3ª Leitura - Do Evangelho de Marcos
Mc 7,1-8.14-15.21-23
Os fariseus e alguns doutores da Lei vindos de Jerusalém reuniram-se à volta de Jesus, e viram que vários dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. É que os fariseus e todos os judeus em geral não comem sem ter lavado e esfregado bem as mãos, conforme a tradição dos antigos; ao voltar da praça pública, não comem sem se lavar; e há muitos outros costumes que seguem, por tradição: lavagem das taças, dos jarros e das vasilhas de cobre. Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e doutores da Lei: «Porque é que os teus discípulos não obedecem à tradição dos antigos e tomam alimento com as mãos impuras?» Respondeu: «Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, quando escreveu:
Este povo honra-me com os lábios,
mas o seu coração está longe de mim.
Vazio é o culto que me prestam
e as doutrinas que ensinam
não passam de preceitos humanos.
Descurais o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens.»
Chamando de novo a multidão, dizia: «Ouvi-me todos e procurai entender. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro. Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios. Todas estas maldades saem de dentro e tornam o homem impuro.»

Comentário às Leituras

""

Queridos companheiros e companheiras de caminhada aqui no "A Sos Com Eles", hoje fico assim com a sensação que não posso dizer muito. Costumo pegar nalgum símbolo bíblico que talvez não seja tão claro para toda a gente e pode ser importante para percebermos a Palavra de Deus, ou então enquadro as leituras do domingo – sobretudo o Evangelho – dentro de uma narrativa bíblica maior para percebermos a sua força, mas hoje… hoje sinto que não devo fazer nada disto. Quais são os “símbolos”? Quais são os “enigmas”? Onde encontraremos desculpas para podermos dizer que não percebemos? Quem é que não percebe, na primeira leitura, estas palavras de Moisés:”Escuta e põe em prática o que te dou a conhecer”? Quem é que não percebe, na segunda leitura, a frase de São Tiago: “Sede cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes, porque isso seria enganar-vos a vós mesmos”? E quem não percebe o que Jesus quer dizer quando repete estas palavras do Profeta Isaías: “Este Povo honra-me com os lábios mas o seu Coração está longe de mim”?

Resolvi partilhar convosco, hoje, esta fotografia que tirei à mão do meu irmão com uma pulseira que trouxe depois de fazer a pé o Caminho de Santiago, porque esta imagem sugere-me isto mesmo… Nós apontamos com as nossas palavras, bons princípios e regras uma direcção, mas é bem visível em nós, muitas vezes, coisas e gestos e atitudes que apontam uma direcção bem diferente, para o outro lado…

Moisés, no deserto com o Povo, admirava-se: “Quem poderá dizer que tem Deus tão próximo como está perto de nós o Deus de Israel?” E mais se admiraria Moisés se pudesse ver o que nós vemos com o olhar da Fé: que este Deus Próximo, o Deus de Israel, é o Pai de Jesus, nosso irmão, e nosso Pai também pelo Espírito que nos foi dado sem medida na sua Ressurreição!

Um Deus próximo não nos pede que “escutemos e cumpramos” como se fosse um patrão a falar ao empregado! Pede-nos que escutemos e cumpramos a Sua Palavra exactamente porque está Próximo de nós, está Connosco, já deu provas que só quer a nossa Libertação e Se compromete para isso numa História de Amizade connosco, uma Aliança. Um Deus que é Pai pede que “escutemos e cumpramos” porque ama. Não o faz em função de Si mesmo, mas fá-lo como um Pai Bom e Fiel, em função dos filhos.

Por isso é que aqueles que julgam agradar a Deus obedecendo a preceitos humanos como se fossem normas de um “patrão divino”, não só não chegam a conhecer o Seu Rosto Misericordioso e Paternal, como não modelam o seu coração à imagem de Jesus, o Filho. Ser fariseu é uma tentação de todos os tempos e todas as religiões… mas “o essencial é invisível aos olhos”, a obediência que Deus quer joga-se no coração, não simplesmente no aparato religioso. Porque Deus não é caprichoso! Deus não quer que ninguém Lhe obedeça “porque sim” ou por medo. Nem estúpidos nem escravos! Deus quer-nos como FILHOS, a procurar a sua Vontade porque ela coincide sempre com o que é melhor para nós!

E já chega de palavras, como partilhei ao princípio… desculpem, sinceramente, hoje ter dito tantas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora "vejo" o que diz esta fotografia. Muito interessante!

Quanto à Palavra, é realmente tão evidente!

Isabel

Isabel (Bé) disse...

Viva P.Rui
Tenho que te dizer isto..."nunca são demais as Tuas Palavras!!!"
SHALOM