Uma Nova Criação...

Domingo I da Quaresma (B)
1ª Leitura - Do Livro do Génesis
Gn 9,8-15
Deus disse a Noé e a seus filhos:
Vou estabelecer a minha aliança convosco, com a vossa descendência futura e com os demais seres vivos que vos rodeiam: as aves, os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, todos aqueles que saíram da arca.
Estabeleço convosco esta aliança: não mais criatura alguma será exterminada pelas águas do dilúvio e não haverá jamais outro dilúvio para destruir a Terra.»
E Deus acrescentou: «Este é o sinal da aliança que faço convosco, com todos os seres vivos que vos rodeiam e com as demais gerações futuras: coloquei o meu arco nas nuvens, para que seja o sinal da aliança entre mim e a Terra. Quando cobrir a Terra de nuvens e aparecer o arco nas nuvens, recordar-me-ei da aliança que firmei convosco e com todos os seres vivos da Terra, e as águas do dilúvio não voltarão mais a destruir todas as criaturas.
2ª Leitura - Da 1ª Carta de Pedro
1Pe 3,18-22
Também Cristo padeceu pelos pecados, de uma vez para sempre - o Justo pelos injustos para nos conduzir a Deus. Morto na carne, mas vivificado no espírito. Foi então que foi pregar também aos espíritos cativos, outrora incrédulos, no tempo em que, nos dias de Noé, Deus os esperava pacientemente enquanto se construía a Arca; nela poucas pessoas - oito apenas - se salvaram por meio da água. Isto era uma figura do baptismo, que agora vos salva, não por limpar impurezas do corpo, mas pelo compromisso com Deus de uma consciência honrada, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo, que, tendo subido ao Céu, está sentado à direita de Deus, e a Ele se submeteram Anjos, Dominações e Potestades.
3ª Leitura - Do Evangelho de Marcos
Mc 1,12-15
O Espírito impeliu Jesus para o deserto. E ficou no deserto quarenta dias. Era tentado por Satanás, estava entre as feras e os anjos serviam-no.
Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.»
Comentário às Leituras

"Uma Nova Criação"

Este é o grito pascal que preside às leituras deste primeiro fim-de-semana da quaresma. Eis que se anuncia uma Nova Criação!

A primeira leitura fala dela com o antigo símbolo de Noé e do dilúvio pelo qual a terra foi purificada do seu pecado. Um Baptismo de Água (Baptismo é uma palavra grega que significa exactamente “mergulho”, “imersão”) que limpou da face da terra todas as injustiças e maldades quando os Céus se abriram como fonte inesgotável. Na barca, Noé, um homem justo e bom que, como ramo ainda bom de uma árvore ruim, foi guardado para depois ser o princípio de uma nova História marcada pela rectidão e pela justiça. Durou 40 dias… e, ao fim, saiu uma pomba voando para ver se teria já onde pousar. Voltou à barca, essa pomba mensageira de boas notícias, com um ramo no bico. Era hora de sair! Estava tudo pronto para que Deus fizesse coisas novas. E Deus fez uma promessa a Noé: de hoje em diante estarei sempre contigo e com os teus descendentes, e não abdicarei jamais do que hoje começamos! A este “pacto”, a bíblia chama ALIANÇA.

O pedaço de evangelho que escutamos é do princípio de S. Marcos, e narra o início da missão de Jesus. “Impelido pelo Espírito Santo, Jesus foi para o deserto”… Antes, o Baptismo no Jordão. João tinha anunciado a espera do Messias como a espera daquele que viria trazer não mais um Baptismo de Água, mas um Baptismo no Espírito Santo. Entretanto, aparece Jesus, e esse Banho no Espírito de Deus tão aguardado parece que começa… Novamente, o Céu abriu-se, como Fonte inesgotável de uma Água Viva que começa por derramar-se nele, naquele Nazareno… Aparece a pomba, aquela mesma do primeiro dilúvio, com a sua mensagem de que “Está tudo pronto! É hora de começar de novo, uma Nova Criação!” E ouve-se a voz do Pai a proclamar definitivamente uma ALIANÇA especial: o Pai deu-nos o Filho, para se dar a nós como Pai. Esta é a Aliança Nova e Para Sempre que Ele estabelece connosco…

Os Céus rasgaram-se e é um Novo Dilúvio que começa, não mais na Água, mas no Espírito Santo… A pomba dá o sinal de que está tudo pronto… E também este começa com uma jornada de 40 dias, no deserto, a lutar contra a causa de todo o pecado e destruição. “Satan” é uma palavra hebraica que significa “divisão”, “ruptura”. O número 40, na bíblia, tem sempre este simbolismo de preparação para um novo começo. Por isso vivemos Quaresma, tempo de 40 dias…

No sinal da convivência harmoniosa com os “animais selvagens” está um símbolo bíblico fortíssimo e muito antigo de como se imaginava ser a Criação segundo a vontade de Deus, como nos aparece narrado naqueles relatos do jardim paradisíaco do princípio da bíblia. É uma Nova Criação que começa, aponta-nos o evangelista Marcos…

A primeira com a força da Água, esta com o Poder do Espírito. A primeira destruiu todos os pecadores para combater o Pecado. Mas nesta Nova Criação o Pecado é destruído não pela morte do pecador mas pelo seu perdão gratuito, pela restauração que o Espírito Santo actua no seu íntimo. A primeira Aliança tinha como promessa não haver mais outro dilúvio destruidor, esta Nova e Eterna Aliança tem como Promessa o Dom de sermos filhos de Deus. A primeira Aliança tinha como sinal o arco-íris, mas o sinal desta Nova Aliança é o próprio Filho de Deus, o rosto visível do Seu Amor invisível por todos…

Neste princípio de caminhada quaresmal, podíamos ACORDAR para esta notícia que Marcos nos dá: estamos imersos num permanente Banho no Espírito, um Baptismo que Deus mesmo não deixa de enviar-nos pela mediação de Jesus Re-Suscitado! Jesus dizia-o assim: “O Reino de Deus está próximo!” Chegou! Deus está a agir entre nós, os Céus rasgaram-se e a mão de Deus anda a percorrer o mais íntimo das nossas vidas para Reinar segundo a Sua Vontade! E a Sua Vontade coincide sempre com o nosso máximo bem, porque o Rei do Reino de Deus é nosso Pai…

“Convertei-vos e acreditai na Boa Notícia!”, é o apelo do Mestre e Senhor da nossa Vida. Já nem nos lembramos, mas houve um dia em que também nós fomos marcados com o sinal deste Baptismo, dom de Deus para todos… Houve um dia… Mas, já foi há tanto tempo, que talvez esta quaresma seja uma boa altura para recomeçarmos tudo de novo! Uma Nova Criação, também dentro de nós, em Aliança com um Deus que nos quer bem! BOA CAMINHADA…

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada, Pe. Rui.

Isabel