Deus mora lá à frente…

Domingo VII do Tempo Comum (B)
1ª Leitura - Do Livro de Isaías
Is 43,18-19.21-22.24b-25
«Não vos lembreis dos acontecimentos de outrora,
não penseis mais no passado,
pois vou realizar algo de novo,
que já está a aparecer: não o notais?
Vou abrir um caminho no deserto,
e fazer correr rios na estepe
para o povo que Eu formei para mim,
e assim hão-de proclamar os meus louvores.
Mas tu, Jacob, não era a mim que invocavas,
não era por mim que te esforçavas, Israel.
Atormentavas-me com os teus pecados,
e me cansavas com as tuas iniquidades.
Eu, porém, é que apagava as tuas faltas,
por mim, não me lembrava dos teus pecados.
2ª Leitura - Da 2ª Carta de Paulo aos Coríntios
2Cor 1,18-22
Deus é testemunha de que a nossa palavra dirigida a vós não é «sim» e «não.» Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, aquele que foi por nós anunciado entre vós, por mim, por Silvano e por Timóteo, não foi um «sim» e um «não», mas unicamente um «sim.» Nele todas as promessas de Deus se tornaram «sim» e é por isso que, graças a Ele, nós podemos dizer o «ámen» para glória de Deus. Aquele que nos confirma juntamente convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus, Ele que nos marcou com um selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito.
3ª Leitura - Do Evangelho de Marcos
Mc 2,1-12
Tendo Jesus voltado a Cafarnaúm, ouviu-se dizer que estava em casa. Juntou-se tanta gente que nem mesmo à volta da porta havia lugar, e anunciava-lhes a Palavra. Vieram, então, trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens. Como não podiam aproximar-se por causa da multidão, descobriram o tecto no sítio onde Ele estava, fizeram uma abertura e desceram o catre em que jazia o paralítico. Vendo Jesus a fé daqueles homens, disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados.» Ora estavam lá sentados alguns doutores da Lei que discorriam em seus corações: «Porque fala este assim? Blasfema! Quem pode perdoar pecados senão Deus?» Jesus percebeu logo, em seu íntimo, que eles assim discorriam; e disse-lhes: «Porque discorreis assim em vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega no teu catre e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar os pecados, Eu te ordeno - disse ao paralítico: levanta-te, pega no teu catre e vai para tua casa.» Ele levantou-se e, pegando logo no catre, saiu à vista de todos, de modo que todos se maravilhavam e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim!»
Comentário às Leituras

"Deus mora lá à frente…"

Quando as lembranças deixam de ser benfeitoras e se tornam apenas o sepulcro frio do futuro, é altura de as deixar para trás de vez. O passado deve tornar-se História, vida construída. Se não se torna História, mas permanece apenas “passado”, torna-se um peso. Deus diz ao povo de Israel, ainda no exílio da Babilónia: “Deixa o passado para trás… Não te enterres nas lembranças… Eu vou fazer coisas novas, e já começam a despontar… Não as vês?!”

Deus está sempre do lado do futuro! O Deus da Aliança, o Deus de Jesus, é sempre o Deus da Esperança. “Eu vou abrir um caminho no meio do deserto…” Deus aponta ao povo a maneira certa de olhar para o passado: olhar para a permanência de Deus junto do Seu Povo, relembrar a Força que lhe deu para ele se fazer livre da tirania egípcia, abrindo-lhe um Caminho no meio do deserto… Essa é a lembrança que fortalece, a memória que vivifica: o nosso Deus é um Deus Leal.

Quem se fecha ao futuro, à novidade, ao inesperado, está de costas voltadas ao Espírito de Deus que irrompe na história sempre mais à frente que os mais dianteiros dos nossos passos… O Deus que nos põe a Caminho é o Deus que Caminha à nossa frente! Indo à nossa frente, Ele vai à frente até dos nossos trambolhões… É o Deus eu vai à frente! Não é um Deus que “nos segue”, mas que nos precede. Não reage às nossas decisões e caminhos, mas toma a dianteira, a iniciativa…

Indo à frente, é o Deus da Graça cujo Amor e Fidelidade precedem até o nosso pecado e infidelidade. Não reage ao nosso arrependimento ou às nossas boas obras… “…tu não Me chamaste… tu não te preocupaste comigo, Israel… pelo contrário, obrigaste-me a suportar-te, cansaste-me… Sou EU! Sou EU que, em atenção A MIM, tenho de apagar as tuas infidelidades e não recordar mais as tuas faltas…”

Que Deus inesperado este! O Deus que manda o Seu povo esquecer o que está para trás diz que Ele mesmo o faz, que esquece as infidelidades do Seu Povo. Porquê? Porque não esquece nunca a Sua própria Fidelidade! Somos salvos por causa da Sua Bondade, não da nossa… Por causa da Sua Fidelidade, não da nossa…

O Deus de Jesus é um Deus Fiel ao Projecto de Salvação e Bênção que toda a Humanidade espera desde Abraão. “Todas as promessas de Deus são um SIM em Seu Filho…” Jesus de Nazaré é o Rosto Visível do SIM de Deus, tendo-se feito ele mesmo “sempre um SIM”. Ainda que, para realizar a força do Seu SIM, o Espírito de Deus tenha que descobrir as maneiras mais inesperadas, de tal maneira nós às vezes “atravancamos” as portas…

Às vezes obrigamos o Espírito de Deus a “entrar pela porta do cavalo” na nossa vida, ou “pelo telhado”, porque temos as entradas principais “ocupadas”…

Falamos várias vezes da linguagem evangélica das curas físicas como SINAL do verdadeiro milagre anunciado pelos evangelistas que é o Perdão dos Pecados e a Recriação da Vida as mãos do Espírito de Deus. Este relato de Marcos ajuda-nos a entender isso… “Os teus pecados estão perdoados.” Eis o milagre, eis a cura. Como estavam os Doutores da Lei a blasfemar, Jesus dá-lhes um Sinal: “Para que saibais que o Filho do Homem tem o poder de perdoar os pecados… Levanta-te e anda”. Este é o Poder do Filho do Homem que os evangelistas anunciam através do sinal das curas: o Poder de Perdoar os Pecados, abrir o Ser Humano à Esperança, Reconciliá-lo, dar-lhe Futuro, Vivificá-lo…

Quase apetece lembrar o que Deus tinha prometido através do profeta Isaías: “Faço coisas novas… Não as vedes?!” O evangelho acaba com a exclamação de alguns que estavam presentes (não os Doutores da Lei, certamente): “Nunca vimos coisa assim…”

Deus é Fiel e Próximo! O Seu Reino é Verdadeiro e Concreto! É a Sua acção libertadora entre nós, a Força do Seu braço vitorioso, a Ternura do Seu olhar salvador, a Eficácia da Sua Palavra que convoca homens e mulheres reais para a construção permanente de um Mundo Novo que, aqui entre nós, JÁ ESTÁ A ACONTECER… Não o vedes?! Olhai bem… Só se vê bem quando se olha com Esperança.

Destape Deus os nossos telhados, os tectos das nossas seguranças e certezas. Limpe Deus as entradas das nossas portas atafulhadas de compromissos e verdades inamovíveis. Espante-nos Deus com o Ar Fresco do Seu Espírito que faz sempre novas todas as coisas.

Sem comentários: