O Poder de Deus e a Autoridade do Profeta...

1ª leitura - Do livro do Deuteronómio (18, 15-20)

Moisés falou ao povo, dizendo: «O Senhor teu Deus fará surgir no meio de ti, de entre os teus irmãos, um profeta como eu; a ele deveis escutar. Foi isto mesmo que pediste ao Senhor teu Deus no Horeb, no dia da assembleia: ‘Não ouvirei jamais a voz do Senhor meu Deus, nem verei este grande fogo, para não morrer’. O Senhor disse-me: ‘Eles têm razão; farei surgir para eles, do meio dos seus irmãos, um profeta como tu. Porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes dirá tudo o que Eu lhe ordenar. Se alguém não escutar as minhas palavras que esse profeta disser em meu nome, Eu próprio lhe pedirei contas. Mas se um profeta tiver a ousadia de dizer em meu nome o que não lhe mandei, ou de falar em nome de outros deuses, tal profeta morrerá’».


2ª leitura - Primeira Carta de Paulo aos Coríntios (7, 32-35)

Irmãos:
não queria que andásseis preocupados. Quem não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, com o modo de agradar ao Senhor.Mas aquele que se casou preocupa-se com as coisas do mundo, com a maneira de agradar à esposa, e encontra-se dividido. Da mesma forma, a mulher solteira e a virgem preocupam-se com os interesses do Senhor, para serem santas de corpo e espírito. Mas a mulher casada preocupa-se com as coisas do mundo, com a forma de agradar ao marido. Digo isto no vosso próprio interesse e não para vos armar uma cilada. Tenho em vista o que mais convém e vos pode unir ao Senhor sem desvios.


3ª leitura - Do evangelho de Marcos (1, 21-28)

Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus».

Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!»

E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.


Comentário às leituras


"O Poder de Deus e a Autoridade do Profeta"


Aparece neste domingo diante dos nossos olhos a figura do Profeta. Muitas vezes habita na nossa cabeça como um “adivinho” do futuro, mas não é nunca esse o seu papel na História de Deus Connosco. Um Profeta é sempre um Homem de olhar penetrante, que vê o lado de dentro da realidade, compreende o movimento da história e, acima de tudo, acredita que Deus tem sempre uma Palavra de Fidelidade ainda a dizer…

É um Homem apaixonado pelo Projecto Salvador de Deus, mergulhado numa experiência de Fé que o consome por dentro e da qual não consegue escapar-se mesmo quando lhe causa perseguições, dissabores, incompreensões ou violência… É alguém que se deixa apanhar pela Palavra de Deus de tal modo que a exprime da maneira mais crua como a experimenta. A Palavra de Deus não lhe é “ditada”, não lhe é transmitida “prontinha a ser anunciada”… É-lhe dada como uma Palavra que deve comer, mastigar, digerir, e depois testemunhar. A Palavra que anunciam é toda de Deus mas, ao mesmo tempo, é inteiramente deles. Por isso o Profeta é arrastado por essa Palavra que anuncia, torna-se ele mesmo a única prova que tem para apresentar de que é uma Palavra verdadeira…

É alguém que não deixa apagar a Memória do Deus Fiel e da maneira como Ele actuou no princípio da história do seu Povo… Anuncia a Lealdade de Deus e grita a firmeza da Aliança que Ele sela connosco permanentemente pelo Seu Amor Não-Desistente.

Na primeira leitura escutamos que o Profeta é DADO por Deus, Suscitado por Deus entre os seus irmãos, Gerado pela Sua Palavra. Não é alguém que se dê a si mesmo esse título ou missão… E é dado por Deus, ELEITO, em função de todos os seus irmãos! Essa será a Verdade máxima da sua missão… não viver em função de si mesmo, mas em função de todos. É este também o sentido que Paulo dá, na carta aos Coríntios, ao celibato, como a vivência de um Dom Profético em favor de todos os irmãos da comunidade, ou seja, ao serviço do Amor Fraterno e do bem comum.

Pela diferença que geram, estes Dons Proféticos causam espanto e admiração… Vemos isso na narração do Evangelho, quando Jesus ensinava na Sinagoga. Todos estavam espantados e admirados… porque Jesus ensinava com Autoridade, e não como os escribas. A sua “autoridade” era uma questão institucional. Estavam investidos nessas funções, e realizavam-nas. Tinha-lhes sido dada “autoridade” para isso, para ensinarem, discursarem, usarem da palavra… Não é assim com Jesus! A “autoridade” não é como uma “autorização” concedida pelo poder, mas é a própria FORÇA da Palavra que anuncia. Não é a “autoridade” que lhe dá o uso da palavra, mas é a Palavra que lhe dá Autoridade!

Qual é esta Autoridade de Jesus, Autoridade Profética, Autoridade da Palavra de Deus? A do poder não é certamente… É a Autoridade de uma Palavra que LIBERTA! Que cura o Ser Humano das suas possessões desumanas, das suas violências, dos seus egoísmos, dos seus espíritos impuros, maneira bíblica de designar as piores tensões e intenções do Coração Humano…

É uma Boa Notícia para nós descobrirmos hoje que a Autoridade que Deus exerce junto de nós é esta… Não é um Poder ao jeito do mundo, não é uma “autoridade” que se impõe ou subjuga diante de si mesma, mas é o Poder de Libertar, uma Palavra que é Viva e Eficaz, que Cura, que Vence o submundo do pecado e os impulsos de violência dentro de nós.

Na Boa Notícia da nossa Fé, Deus tem Poder e Autoridade, sim. Mas não um Poder e Autoridade exercidos sobre nós, mas em nós! Deus não exerce o Seu Poder, nem Jesus a Sua Autoridade, sobre nós, mas sim EM nós e a nosso favor. Deus exerce o Seu Poder sobre o pecado, e Jesus a sua Autoridade sobre os espíritos impuros que desumanizam o nosso Coração.

Estamos tão habituados que as “autoridades” e os “poderes” do mundo nos “lixem” que até temos dificuldade em entender isto… esta Boa Notícia de que a Autoridade e o Poder de Deus estão a nosso favor!

Sem comentários: