Uma Igreja Dedicada...

Dedicação da Basílica de S. João de Latrão


Celebramos sempre neste dia a Dedicação da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral da Diocese de Roma e do seu Bispo, o Papa. Foi fundada pelo imperador Constantino que quis fazer dela a mais importante de Roma, uma vez que era a única construída dentro das muralhas da cidade. É um símbolo por excelência da união do poder imperial com o cristianismo… Querem ver: além da Basílica, foi construído ao lado um palácio para o bispo de Roma (!!!).

Vamos aproveitar este dia para meditarmos um pouco na Igreja que formamos, na missão para a qual estamos convocados por Jesus e animados pelo seu Espírito… Em vez de andarmos às voltas quase idolátricas da “dedicação da Basílica do Papa”, vamos pensar sobre a Dedicação da Igreja que formamos…

Como é a nossa Dedicação?
A quem nos Dedicamos?
A que nos Dedicamos?

Como Igreja, nós mesmos no concreto das nossas comunidades, que tal anda a nossa Dedicação à causa do Evangelho, do Reino de Deus, dos amigos e companheiros de Jesus e com os quais se identificou? Se calhar Dedicamo-nos mais a enfeitar os santos de pau e pedra do que nos Dedicamos àqueles de quem Jesus disse: “Foi a mim mesmo que o fizeste!” Se calhar Dedicamo-nos mais a arranjar dinheiro para o arraial da Santa Qualquer-Coisa do que nos Dedicamos em criar redes de partilha que ajudem pessoas a sair de dificuldades graves. Se calhar Dedicamo-nos muito a Deus mas não somos Dedicados nem Delicados com mais ninguém, o que certamente não condiz com o “Amor a Deus” que se realiza no “Amor ao próximo”…

Celebramos hoje a Dedicação de uma Igreja… Ultrapassemos a Igreja feita de pedras, e esqueçamos que falamos de Roma… E celebremos a Dedicação da Igreja que formamos nós mesmos nas nossas paróquias e comunidades… Somos Igreja Dedicada? A quê, a quem?...

Hoje vemos Jesus a entrar com muita dureza na “Basílica” de Jerusalém e a condenar a falta de Dedicação que aquela gente manifestava para com o Deus da Aliança e a falta de Delicadeza daquela gente para com os pobres e pequenos do Povo.

Dedicados e Delicados… não consigo separar estas duas dimensões, porque me parece que realmente se implicam. Jesus é a expressão máxima do Amor Dedicado e Delicado de Deus por nós. É o maior acontecimento da Sua atenção por nós e da Sua ternura salvadora. E como se realiza tudo isto?

A quem é que Jesus se Dedica continuamente? A quem e a quê o vemos Dedicado ao longo de todas as páginas do Evangelho? Com quem o vemos Delicado? E com quem o vemos indelicado, como hoje? Parece que está tudo um bocado ao “contrário” dos critérios com que nos movemos muitas vezes nas nossas comunidades, não é?

Temos que rever a nossa Dedicação… A Dedicação desta Igreja que somos, em permanente construção e conversão. Que o Bom Deus nos ajude, para que não aconteça que, tornando-nos tão Dedicados ao que Ele não precisa nem pede, nos venhamos a tornar indelicados com aqueles que Ele mais ama…


Sem comentários: