O Essencial é sempre Simples...


Domingo XXX do Tempo Comum (A)



1ª Leitura - Do Livro do Êxodo
Ex 22,20-26


Não usarás de violência contra o estrangeiro residente nem o oprimirás, porque foste estrangeiro residente na terra do Egipto. Não maltratarás nenhuma viúva nem nenhum órfão. Se tu o maltratares, e se ele clamar a mim, hei-de ouvir o seu clamor; a minha ira inflamar-se-á e matar-vos-ei à espada, e as vossas mulheres ficarão viúvas e os vossos filhos ficarão órfãos. Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, ao indigente que está contigo, não serás para ele como um usurário: não lhe imporás juros. Se penhorares o manto do teu próximo, devolver-lho-ás até ao pôr-do-sol, porque a capa é tudo o que ele tem para cobrir a pele. Com que é que ele se deitaria? E se vier a clamar a mim, ouvi-lo-ei, porque Eu sou misericordioso.

2ª Leitura - Da Carta de Paulo aos Tessalonicenses
1 Ts 1,5c-10

Vós sabeis como estivemos entre vós para vosso bem. Vós fizestes-vos imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra em plena tribulação, com a alegria do Espírito Santo, tendo-vos, assim, tornado um modelo para todos os crentes na Macedónia e na Acaia. Na verdade, partindo de vós, a palavra do Senhor não só ecoou na Macedónia e na Acaia, mas por toda a parte se propagou a fama da vossa fé em Deus, de tal modo que não temos necessidade de falar disso. De facto, são eles próprios que contam o acolhimento que vós nos fizestes e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes do Céu o seu Filho, que Ele ressuscitou de entre os mortos, Jesus, que nos livra da ira que está para vir.

3ª Leitura - Do Evangelho de Mateus
Mt 22,34-40


Constando-lhes que Jesus reduzira os saduceus ao silêncio, os fariseus reuniram-se em grupo. E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» Jesus disse-lhe:
Amarás ao Senhor, teu Deus,
com todo o teu coração,
com toda a tua alma
e com toda a tua mente.
Este é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.»





Comentário às Leituras

"O Essencial é sempre Simples"



Há respostas que são tão simples que costumamos não as levar muito a sério. Nós adoramos a complicação… Aos complicados, até nos dá a sensação que lhes devemos chamar “doutores”, porque devem saber muitas coisas…

Às vezes é assim também com a Fé. Complicamos, complicamos… Enredamos o que cremos e vivemos num emaranhado doutrinal e sacramental de obrigações e proibições que nem nos fazem felizes nem dão a ninguém motivos para procurar “o tal Cristo” que nos move. Entre missas e jejuns, orações e novenas, pecados assim e assado, divorciados recasados para um lado e outros “malditos” para outro, entre etiquetas e cusquices paroquiais… às vezes foge-nos de todo o contacto com o Evangelho, a possibilidade de enterrarmos as mãos no meio disto tudo e AGARRAR O ESSENCIAL.

A verdade é que o essencial, de tão simples, espanta-nos. E, acima de tudo, assusta-nos… porque nos apanha por dentro, porque cala a enxurrada de argumentos e desculpas que costumamos ter preparadas e funcionam com as coisas complicadas, mas não com as simples!

“Amar a Deus e amar o Próximo”. Jesus simplifica tudo. Como se foge agora? Que argumentos usar?! Como havemos de dar voltas interpretativas àquilo que não precisa de interpretação?! Amar a Deus significa fazer-se Próximo de outros a quem se manifesta esse Amor em forma de Fraternidade.

O Amor é a manifestação da Fé, e o Amor ao próximo, porque o Amor a Deus não se “mede” de outra maneira. Quem o diz é o evangelista João: “Se não amas o teu irmão, a quem vês, como podes dizer que amas a Deus, que não vês?! Quem diz que ama a Deus, mas não ama o seu irmão, é mentiroso! O mandamento que nos deu é este: quem ama a Deus ame também o próximo como irmão.” (1Jo 4, 20-21)

“Amar a Deus e amar o Próximo”. Mas qual será a parte que ainda não percebemos?!

Sejamos honestos connosco mesmos, e com Jesus, já agora: precisamos mesmo de interpretações?! Sejamos honestos… Sabemos MUITO BEM o que isto significa!

E hoje estou cheio de medo de falar demais, de pôr palavras a mais em cima das palavras tão simples de Jesus. Não quero estragar o que disse o Mestre. Mais importante, hoje, é vermos em letras grandes a verdade de sempre! Para que nos percamos cada vez menos nas minúcias e nas letras pequeninas das nossas coisecas, às vezes tão longe do Evangelho - Boa Notícia de Jesus…

E, já agora… Ao escutarmos hoje, novamente este “mandamento único”, podemos perguntar-nos: Para quem é que isto vai tornar-se uma Boa Notícia?! Para quem? Através de mim, para quem é que este “mandamento” do Mestre se vai converter em Evangelho – Boa Notícia?

AMAR A DEUS

E AMAR O PRÓXIMO

Sem comentários: