O que significa “Confiar”?

Domingo VIII do Tempo Comum (A)

1ª Leitura - Do Livro de Isaías
Is 49,14-15


Sião dizia: «O Senhor abandonou-me, o meu dono esqueceu-se de mim.» Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria.

2ª Leitura - Da 1ª Carta de Paulo aos Coríntios
1Cor 4,1-5


Considerem-nos, pois, servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. Ora, o que se requer dos administradores é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por um tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. De nada me acusa a consciência, mas nem por isso me dou por justificado; quem me julga é o Senhor. Por conseguinte, não julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor. Ele é quem há-de iluminar o que se esconde nas trevas e desvendar os desígnios dos corações. E então cada um receberá de Deus o louvor que merece.

3ª Leitura - Do Evangelho de Mateus
Mt 6,24-34


«Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’ Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema.»




Comentário às Leituras
"O que significa Confiar?"


Como é que se explica a palavra “Confiança”? Ora cá está uma boa pergunta… O profeta Isaías fala-nos do amor entranhado de uma mãe, e diz que Deus supera em Amor todo o amor maternal que possamos imaginar… Jesus de Nazaré fala-nos de pássaros que não semeiam nem ceifam e de flores que não trabalham nem fiam…

E como havemos de fugir do perigo de deixar ficar tudo isto na “poesia”?!

“O Senhor abandonou-me, Deus esqueceu-se de mim!” É com estas palavras que o profeta Isaías exprime o sentimento que existia nas gentes do seu povo, no fim do exílio na Babilónia. Conhecemos bem o que estas palavras significam…

“Eu nunca te esquecerei!”, promete Deus… Mas, na prática, como podemos fazer a experiência disso?

Amigos… Eu sei que este blog costuma ser de “explicação” das leituras de Domingo, mas deixem-me dizer-vos a verdade: eu hoje não faço a mínima ideia do que hei-de “explicar”, porque também eu ando à procura do segredo da Confiança no mais íntimo de mim. Tenho a certeza que esta Confiança em Deus a que o profeta Isaías e Jesus nos convidam não é nenhuma magia que facilite a vida… tenho a certeza que é uma maneira de viver e relacionar-se com Deus que muda o modo como vivemos e nos relacionamos com tudo e com todos.

E, se a Confiança é uma maneira de me relacionar, torna-se importante eu descobrir qual é a minha parte nesta relação, o que é que me compete a mim?! Sim, Deus é como Mãe que não esquece nem abandona o fruto das suas entranhas… Mas o que significa eu Confiar como este filho? Quais os segredos?...

Sim, Deus é como o Criador generoso e atento que não deixa de olhar com ternura toda a Sua Criação, e muito mais desvelo revela certamente por mim que sou Seu filho, imagem e semelhança Sua… Mas, na prática dos meus dias, coo é que eu hei-de viver este apelo de Jesus: “Não vos preocupeis com o amanhã… Os pagãos é que se preocupam com essas coisas”?…

Desculpem, Amigos, estar a fazer hoje tantas perguntas, mas já percebi que nestas coisas as respostas fáceis não costumam levar-nos longe…

“Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”… Jesus vai dizendo coisas destas a um ritmo que nem dá quase para respirar! O que significa “servir a Deus”? O que significa “servir ao dinheiro”? No concreto dos meus dias… Estas palavras parece que ganham vida quando as tiramos da sua compostura no meio das páginas da bíblia e as deixamos assim a bailar-nos diante dos olhos…

“Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário?” Sim, Jesus, a vida é muito mais do que aquilo que tenho, mas… como educar dentro de mim esta fome de “ter” que me faz perseguir tantas coisas e maneiras servis de as conquistar? Ajuda-me, Mestre…

“Procurai primeiro o Reino de Deus, e a sua Justiça, e tudo o resto vos será dado por acréscimo!” Procurar primeiro o Reino e a sua Justiça… Oh Mestre, não podias dar tudo o resto primeiro? Assim como garantia… É que eu tenho tão pouco jeito para me confiar assim, como me estás a provocar… Não?! Pronto, tenho que acreditar que tu é que sabes mesmo o que é melhor para mim…

Jesus, é para ti que me volto… Não me preocupo hoje – pelo menos hoje! – com o que hei-de comer, o que hei-de beber, o que hei-de vestir… Pergunto-te: “O que hei-de fazer?! Como hei-de fazer?!” para que o teu Evangelho não me fique pousado nos ouvidos como poesia, mas me penetre até à raiz do Coração de modo a moldar o meu rosto e os meus gestos.

E partilho com todos os meus irmãos e irmãs que me lêem, Mestre, este nosso diálogo e esta minha procura… Porque espero sinceramente que também eles sintam dentro de si as mesmas dúvidas e necessidades. Assim, quem sabe, por esta partilha todos chegamos a compreender melhor os segredos da arte da Confiança, da Paz e da Firmeza. “A cada dia basta o seu cuidado!”, terminaste tu…

Deixa-me, então, pedir-te só mais isto: Cuida de mim, está bem?! Cuida de nós.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que diálogo tão bonito! Sinceramente, gostei.

bjs