Jesus, um Messias Esperado e Inesperado...

Domingo IV do Tempo do Advento (A)

1ª Leitura - Do Livro de Isaías
Is 7,10-14


O Senhor mandou dizer a Acaz:
«Pede ao Senhor teu Deus um sinal,
quer no fundo dos abismos, quer lá no alto dos céus.»
Acaz respondeu:
«Não pedirei tal coisa, não tentarei o Senhor.»
Isaías respondeu:
«Escuta, pois, casa de David:
Não vos basta já ser molestos para os homens,
senão que também ousais sê-lo para o meu Deus?
Por isso, o Senhor, por sua conta e risco,
vos dará um sinal. Olhai:
a jovem está grávida e vai dar à luz um filho,
e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel.

2ª Leitura - Da Carta de Paulo aos Romanos
Rm 1,1-7


Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado a ser Apóstolo, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, que Ele de antemão prometera por meio dos seus profetas, nas santas Escrituras, acerca do seu Filho, nascido da descendência de David segundo a carne, constituído Filho de Deus em poder, segundo o Espírito santificador pela ressurreição de entre os mortos, Jesus Cristo Senhor nosso; por Ele recebemos a graça de sermos Apóstolos, a fim de, em honra do seu nome, levarmos à obediência da fé todos os gentios, entre os quais estais também vós, chamados a ser de Cristo Jesus; a todos os amados de Deus que estão em Roma, chamados a ser santos: graça e paz a vós, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

3ª Leitura - Do Evangelho de Mateus
Mt 1,18-24


Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.


Comentário às Leituras
"Jesus, um Messias Esperado e Inesperado..."


"Evangelho" é uma palavra grega, língua em que foi escrito originalmente o Novo testamento, que significa "Boa Notícia". É isso que os evangelistas anunciam: que Jesus de Nazaré aconteceu na nossa história como uma Boa Notícia! A Boa Notícia não é simplesmente o que Jesus diz ou faz, mas é ele mesmo, porque se realiza nele uma intervenção de Deus que Revela e Realiza o Seu Amor. Há muitos séculos o Povo Judeu esperava já uma figura na qual Deus havia de inaugurar um Tempo Novo. Chamavam-lhe "o Messias", que significa Ungido pelo Espírito de Deus.

Começaram a surgir muitas expectativas diferentes... Alguns esperavam o Messias como o mais perfeito cumpridor da Lei e dos cultos do Templo, o mais puro entre os puros. Revelaria o rosto de um "deus" que gostava muito de ser obedecido, um "deus" muito necessitado dos louvores humanos e dos cultos que lhe prestavam, incapaz de amar e perdoar de graça, mas só à custa de sacrifícios e oferendas...

Outros esperavam o Messias como o mais forte dos guerreiros, um líder carismático que formasse um exército de "rebeldes de deus" para começar a matar todos os pagãos, principalmente os romanos, e todos os impuros e pecadores. Revelaria o rosto de um "deus" irado e violento, que agia pela espada e pelo derramamento de sangue para fazer cumprir as suas supostas vontades...

Outros ainda esperavam o Messias como o líder espiritual do Povo, movendo-o à conversão e à pureza, antes de realizar o esperado "Dia da Ira de Deus", acontecimento de destruição para todos os "maus" e glorificação dos "bons", como anunciava João Baptista, por exemplo.

Todos estes "entraram em crise" diante da diferença de Jesus. Começou a haver outros que o aclamavam como Messias mas, ao mesmo tempo, era complicado para estes aceitarem-no: como era possível que o Messias tão Esperado se revelasse, depois, tão Inesperado?!

Porque aqueles que era suposto serem destruídos por ele, todos os pecadores e impuros do Povo segundo a Lei, sentiam-se por ele acolhidos, perdoados e libertos! Ao conviver com "essa gente", tornava-se ele próprio impuro diante da Lei dos Judeus! O "Dia da Ira" era uma expectativa com a qual, claramente, Jesus também não sintonizava nada... Ainda nos lembramos da pergunta de João Baptista na semana passada: "Mas afinal és tu o que estava para vir ou ainda temos que esperar outro?!"

O Messias Esperado, saiu muito Inesperado... Deus é assim, não coincide connosco! Não o dominamos nem o obrigamos a ser segundo as nossas próprias lógicas ou certezas. Deus é sempre Livre, e o Seu Advento à nossa história é sempre surpreendente porque ultrapassa tudo o que podíamos esperar, pedir ou merecer. É um dos mistérios mais profundos do grande Amor de Deus por nós...

Os evangelistas, para anunciarem Jesus como Messias, vão associá-lo também a uma outra perspectiva da esperança messiânica que existia desde o princípio: o Messias é o Novo David.

Nos profetas do Antigo Testamento encontram muitos textos marcados pela Esperança de que Deus realizaria com Fidelidade as Suas Promessas, e interpretam-nos à luz de Jesus. David foi uma figura muito importante na história do Povo, o primeiro grande Rei, que inaugurou um tempo de prosperidade, paz e união entre todos. Depois dele, logo no seu filho Salomão, começou o descalabro… Os seus sucessores, uns a seguir aos outros, eram muito diferentes de David, um "homem segundo o Coração de Deus", como lhe chama a bíblia.

A Esperança do Messias começa a ser a Esperança de um Novo David, um Rei que trouxesse de novo ao Povo a prosperidade, a paz, a união e a liberdade em relação aos dominadores estrangeiros. É assim que o evangelista Mateus interpreta o anúncio que o profeta Isaías tinha feito ao Rei Acaz, cerca de 700 anos antes: "O Senhor Deus te dará um sinal: a jovem conceberá e dará à luz um filho!" Os evangelistas anunciam, então, que o alcance máximo desta profecia é o próprio Jesus, como hoje escutamos: "Ele se chamará Emanuel, Deus Connosco, para se cumprir o que tinha sido anunciado!"

É Deus quem no-lo dá, como presença salvadora no meio de nós! Jesus é um dom de Deus para nós! É isso que significa profundamente dizermos que o Messias é filho de uma virgem. Não é simplesmente uma questão sexual. É, acima de tudo, o anúncio de que o Messias Jesus, como presença salvadora entre nós, não é uma conquista nossa mas um dom total de Deus! É muito bonito e profundo compreendermos a virgindade de Maria como o anúncio bíblico de que a Salvação que Deus nos oferece em Jesus é um Dom TOTALMENTE GRATUITO da Sua parte, e a nós cabe a tarefa de o acolher. Assim este Advento nos ajude...

-------------------------------------------------------------------
:: Cartoon do EMANUEL
-------------------------------------------------------------------

Sem comentários: