"Eis que envio o meu mensageiro diante de ti!"


Domingo III do Tempo do Advento (A)
1ª Leitura - Do Livro de Isaías
Is 35,1-6a.10


O deserto e a terra árida vão alegrar-se,
a estepe exultará e dará flores belas como narcisos.
Vai cobrir-se de flores
e transbordar de júbilo e de alegria.
Tem a glória do Líbano,
a formosura do monte Carmelo
e da planície de Saron.
Verão a glória do Senhor,
e o esplendor do nosso Deus.
Fortalecei as mãos débeis,
robustecei os joelhos vacilantes.
Dizei aos que têm o coração pusilânime:
«Tomai ânimo, não temais!»
Eis o vosso Deus, que vem para vos vingar.
Deus vem em pessoa retribuir-vos e salvar-vos.
Então se abrirão os olhos do cego,
os ouvidos do surdo ficarão a ouvir,
o coxo saltará como um veado,
e a língua do mudo dará gritos de alegria.
Os que o Senhor libertar é que passarão por ela.
Chegarão a Sião entre cânticos de júbilo
com a alegria estampada nos seus rostos,
transbordando de gozo e de alegria;
nos seus corações, não haverá mais tristeza nem aflição.

2ª Leitura - Das Cartas de Tiago
Tg 5,7-10


Sede, pois, pacientes, irmãos, até à vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando com paciência que venham as chuvas temporãs e as tardias. Tende, também vós, paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, irmãos, para não serdes julgados. Olhai que o Juiz já está à porta. Irmãos, tomai como modelos de sacrifício e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor.

3ª Leitura - Do Evangelho de Mateus
Mt 11,2-11


Ora João, que estava no cárcere, tendo ouvido falar das obras de Cristo, enviou-lhe os seus discípulos com esta pergunta: «És Tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?» Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: Os cegos vêem e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa-Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontra em mim ocasião de escândalo.» Depois de eles terem partido, Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido de roupas luxuosas? Mas aqueles que usam roupas luxuosas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes, então, ver? Um profeta? Sim, Eu vo-lo digo, e mais que um profeta. É aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro diante de ti, para te preparar o caminho. Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele.



Comentário às Leituras
"Eis que envio o meu mensageiro diante de ti!"

V. N. de Gaia, 24 de Junho de 2007
Amigo João Baptista, gosto de ti.
Gosto de ti como gosto de todos aqueles que estão dispostos a assumir até à morte as consequências da Verdade que amam e anunciam. Por isso te admiro, porque não viraste a cara à Verdade mesmo quando ela se tornou prisão, mesmo quando Herodes te pôs olhos nos olhos com a morte.
Eras forte, bom, verdadeiro, admirável, mas não estavas ainda preparado para acolher um Messias tão Inesperado como Jesus de Nazaré. Reconheceste que ele era o Esperado, anunciaste-o, apontaste-o… mas não contavas que ele fosse tão Inesperado
Não era assim que tu o tinhas anunciado: “O machado já está posto à raiz da árvore, e todo aquele que não dá fruto será cortado e lançado fora. Depois de mim virá aquele que tem toda a autoridade. Já empunha a pá para limpar a eira: recolherá o trigo no celeiro, e queimará a palha num fogo que não se apaga…” (Mt 3, 10-12)

Anunciavas o Messias que viria realizar o Dia da Ira de Deus anunciado pelos profetas antigos, dia em que Deus destruiria todo o pecado pela morte dos pecadores, dia em que purificaria a Humanidade aniquilando todos os impuros. Era assim que todos os judeus esperavam o Messias. Também tu…

E Jesus percorria os caminhos poeirentos da Palestina anunciando a Boa Notícia de um Deus que não é senão Amor, infinito poder de Perdão e Recriação dos corações adormecidos na tristeza e na angústia.
Revelava nos seus gestos e palavras libertadoras uma inesperada intimidade com todos os pecadores e impuros. Levantava a voz e apontava o dedo, com acusações proféticas, a todos os que se consideravam perfeitos e puros, os que faziam do Templo a sua segunda casa, mas cujo coração não era casa onde Deus pudesse habitar.
Jesus, o Messias Diferente…
O Esperado Inesperado
Tão inesperado, querido amigo João, que até tu começaste a duvidar… e mandaste perguntar-lhe: “Mas, afinal, és tu ou não o que esperávamos? Quando começas a libertação anunciada por Deus no Seu Messias?” (Mt 11, 3)
E lembras-te, João, do que Jesus te respondeu?...

“Ide dizer a João, meu grande amigo:
Deus ama infinitamente a Humanidade, e é-Lhe impossível ficar indiferente ao pecado, porque a corrói por dentro e a bloqueia de ser o que está chamada a ser. Mas o coração de Deus vê mais longe e mais fundo que o dos Homens. Para destruir o pecado, Deus não destrói o pecador; antes, o recria! O pecado é destruído pela Recriação interior do pecador por acção do Espírito Santo. O Espírito Santo é o Amor de Deus que vai ser derramado no coração de toda a Humanidade na minha Ressurreição.
João, por fidelidade à Verdade, aqueles que te prenderam e estão a pensar matar-te, também me matarão a mim. É impossível que não o façam… a Verdade é provocadora demais para eles não a calarem. E, no confronto directo, a Verdade está sempre do lado mais frágil, porque não se impõe pela força. Mas, no fim, acaba sempre por ganhar, não é?...
João, tens razão no que anuncias. O Messias veio para purificar e recriar a Humanidade, menina dos olhos de Deus. Mas, porque Deus é Amor, a Purificação acontece no coração dos Homens pela sua capacidade de acolher e fazer Perdão. O caminho não é destruir…
Porque Deus é Amor, a Recriação acontece no coração dos Homens que forem fiéis aos apelos discretos do Espírito Santo que receberão na minha Ressurreição. O caminho não é castigar…
Amigo João, quem dera que entendas de verdade o que te digo…
Quem dera que limpes da tua cabeça e das tuas palavras essas imagens de Messias que Deus não me pede para ser. Conseguirás?... Sei que o teu coração é fiel ao Bom Deus, por isso acredito que serás capaz de compreender que o Messias Esperado dos judeus está a acontecer na história dos Homens como o Messias Inesperado de Deus. E Deus é Amor. Por isso, João, não serei senão Palavra libertadora do Amor e Acção recriadora do Amor para todos, principalmente os impuros e pecadores, os mais pequenos, que costumam ser os mais disponíveis…”

Lembras-te, João, daquele dia em que Jesus te disse estas coisas todas?

Um grande abraço deste teu amigo,
Rui Santiago cssr



-------------------------------------------------------------------
:: Cartoon do EMANUEL
-------------------------------------------------------------------

Sem comentários: