A Ousadia da Esperança...


Domingo I do Advento (C)
1ª Leitura - Do Livro de Jeremias
Jr 33,14-16
«Eis que virão dias
em que cumprirei a promessa favorável
que fiz à casa de Israel e à casa de Judá
- oráculo do Senhor.
Nesses dias e nesse tempo,
suscitarei de David um rebento de justiça,
que praticará o direito e a equidade no país.
Nesses dias, Judá será salvo
e Jerusalém viverá em segurança.
Este é o nome com o qual será chamada:
'Senhor - nossa justiça.'»
2ª Leitura - Da 1ª Carta de Paula aos Tessalonicenses
1Ts 3,12-4,2
O Senhor vos faça crescer e superabundar de caridade uns para com os outros e para com todos, tal como nós para convosco; que Ele confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
Quanto ao resto, irmãos, pedimo-vos e exortamo-vos no Senhor Jesus Cristo, a fim de que, tendo aprendido de nós o modo como se deve caminhar e agradar a Deus - e já o fazeis - assim progridais sempre mais. Conheceis bem que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus.
3ª Leitura - Do Evangelho de Lucas
Lc 21,25-28.34-36
Disse Jesus aos discípulos: «Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar; os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima. Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»


Comentário às Leituras


"A Ousadia da Esperança"
Aparecem muitas vezes na Bíblia pedaços Apocalípticos. Este é um estilo literário utilizado sempre em contextos de sofrimento e angústia, quase sempre de perseguição violenta. A palavra “apocalipse” significa, em grego, “Revelação”. E o objectivo deste estilo literário é sempre levar uma mensagem de ESPERANÇA e de MUDANÇA àqueles que estão a sofrer. Por isso é que recorrem a muitas imagens drásticas de Mudança, imagens catastróficas que “entram pelos olhos dentro”, para dizer que as forças do Mundo Velho que criam opressão e sofrimento vão ser derrotadas.

Só conseguimos compreender bem estas linguagens apocalípticas se o nosso coração já tiver intuído bem o que significa falar da Justiça e do Poder de Deus. A Justiça de Deus é a Sua Fidelidade ao Projecto que tem para nós. Um Projecto do qual, apesar das nossas infidelidades, Deus não abdica! Jesus de Nazaré é a revelação máxima desta fidelidade de Deus para além de todo o pecado. Deus é Justo porque permanece Fiel à Sua Aliança de amor connosco. Deus é Justo porque a Palavra definitiva da História Lhe pertença, e será uma Palavra de Fidelidade!

O Poder de Deus é a acção salvadora da Sua Misericórdia, a actuação do Seu Perdão libertando dos laços da morte aqueles que criou á Sua imagem para serem Seus. O Seu Poder coincide com o Seu Amor!

A Justiça e o Poder de Deus, são a Justiça e o Poder do Amor! Quando estas coisas não estão claras, as linguagens apocalípticas tornam-se assustadoras, e em vez de suscitarem ESPERANÇA, provocam “medo”; em vez de proclamarem jubilosamente a MUDANÇA libertadora querida por Deus, falam aterradoramente do “fim do mundo”…

O Profeta Jeremias, na primeira leitura, sonha com um rebento novo do velho tronco de David, o rei escolhido por Deus “segundo o Seu coração”… Diante da desilusão permanente que eram os descendentes de David no trono de Jerusalém, o Profeta sonhava a mudança que viria da parte de Deus na figura de um Ungido (Messias), um homem “segundo o Coração de Deus”, que agisse segundo a Sua Justiça (fidelidade) e exercesse o Seu Poder (misericórdia). Um rebento novo, frágil, pequeno, discreto… mas viçoso! Vivo, irrigado pela seiva do Espírito de Deus, ao contrário dos troncos grandes e robustos e altivos, mas secos…

É sempre assim que devemos esperar os Gestos de Deus, na simplicidade de um rebento novo, verdinho, pequeno, viçoso, silencioso… como Jesus. No evangelho de Lucas, os nosso olhos são apontados para a plenitude da história humana, para a finalidade dos tempos. Não simplesmente o “fim dos tempos” como se fosse uma coisa futura, mas a “finalidade dos tempos”, como um projecto que já está presente, uma finalidade que está a caminho, uma vocação para a qual estamos agora mesmo a ser convocados!

Só pertence à Fé o anúncio do “fim dos tempos” se o fizermos neste sentido de “finalidade dos tempos”. E o anúncio deste domingo é belíssimo… No meio de sinais de angústia e medo, rugidos aterradores e agitação no céu e no mar, somos convidados a NÃO TER MEDO! As palavras de Jesus aos seus discípulos são poderosas. Quem dera as ouvíssemos hoje com impacto dentro de nós: “PONDE-VOS DE PÉ! LEVANTAI A CABEÇA! ESTAIS QUASE A SER LIVRES!”

Este é o anúncio da Esperança… Que é também uma Esperança que não se “espera” nem se “improvisa”. Quer dizer: é uma Esperança que não é para “depois”, mas para viver agora! E Por isso, é uma Esperança que se “exercita”, se “treina”. Se acreditamos no Mundo Novo que Deus está a suscitar no meio de nós, a ÚNICA maneira de professarmos verdadeiramente essa Fé, é treinarmos desde já jeitos de viver do Mundo Novo, exercitarmos gestos novos, decisões diferentes, comportamentos próprios de quem introduz os ritmos do Mundo Novo ainda neste momento em Mudança… É isso a Fé! O desafio concreto da Esperança! E o Amor é o seu exercício mais eficaz e construtor.

Por isso é que Jesus diz aos seus para viverem vigilantes, atentos e com os corações fixos no Pai… porque esta Esperança não é para “depois”, um dia desprevenido, mas para HOJE! E porque os gestos do Mundo Novo não se improvisam… aprendem-se com Jesus, treinam-se, renovam-se, exercitam-se, reaprendem-se…

Bem diz o Apóstolo Paulo: “Que o Senhor vos faça CRESCER e ABUNDAR no AMOR… o Senhor FORTALEÇA os vossos corações NESSA SANTIDADE… AGRADAI a Deus… CRESCEI ainda mais… eis as normas da parte do Senhor Jesus”.

Sem comentários: