O que significa Dar(-se)?


Domingo XXXII do Tempo Comum (B)
1ª Leitura - Do 1º Livro dos Reis
1Rs 17,10-16
O Senhor foi para Sarepta; ao chegar à entrada da cidade, eis que havia lá uma mulher viúva que andava a apanhar lenha; chamou-a e disse-lhe: «Vai-me arranjar, te peço, um pouco de água numa vasilha, para eu beber.» Ela foi buscar a água e Elias chamou-a e disse-lhe: «Traz-me também um pedaço de pão nas tuas mãos.» Então ela respondeu: «Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão cozido; tenho apenas um punhado de farinha na panela e um pouco de azeite na ânfora; mal tenha reunido um pouco de lenha entrarei em casa para preparar esse resto para mim e para meu filho; vamos comê-lo e depois morreremos.» Elias disse-lhe: «Não tenhas medo; vai a casa e faz como disseste. Disso que tens faz-me um pãozinho e traz-mo; depois é que prepararás o resto para ti e para o teu filho. Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel:
‘A panela da farinha não se esgotará,
nem faltará o azeite na almotolia
até ao dia em que o Senhor mandar chuva sobre a face da terra.’»
Ela foi e fez como lhe dissera Elias: comeu ele, ela e a sua família, durante alguns dias. Nem a farinha se acabou na panela, nem o azeite faltou na almotolia, conforme dissera o Senhor pela boca de Elias.
2ª Leitura - Da Carta aos Hebreus
Heb 9,24-28
Na realidade, Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, figura do verdadeiro santuário, mas entrou no próprio céu, para se apresentar agora diante de Deus em nosso favor. E nem entrou para se oferecer a si mesmo muitas vezes, tal como o Sumo Sacerdote, que entra cada ano no santuário com sangue alheio; nesse caso, deveria ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo.
Agora, porém, na plenitude dos tempos, apareceu uma só vez para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
E, assim como está determinado que os homens morram uma só vez e depois tenha lugar o julgamento, assim também Cristo, que se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez, não já por causa do pecado, mas para dar a salvação àqueles que o esperam.
3ª Leitura - Do Evangelho de Marcos
Mc 12,38-44
Continuando o seu ensinamento, Jesus dizia: «Tomai cuidado com os doutores da Lei, que gostam de exibir longas vestes, de ser cumprimentados nas praças, de ocupar os primeiros lugares nas sinagogas e nos banquetes; eles devoram as casas das viúvas a pretexto de longas orações. Esses receberão uma sentença mais severa.»
Estando sentado em frente do tesouro, observava como a multidão deitava moedas. Muitos ricos deitavam muitas. Mas veio uma viúva pobre e deitou duas moedinhas, uns tostões. Chamando os discípulos, disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre deitou no tesouro mais do que todos os outros; porque todos deitaram do que lhes sobrava, mas ela, da sua penúria, deitou tudo quanto possuía, todo o seu sustento.»
Comentário às Leituras


"O que significa Dar(-se)?"
A primeira leitura e o Evangelho colocam-nos neste domingo entre duas viúvas… Elas e os órfãos são a máxima figura da pobreza e da desprotecção no mundo bíblico. Apesar disso, quer uma quer outra nos aparecem como protagonistas do verbo DAR. Imediatamente acontecem em mim duas coisas: a pergunta “O que significa DAR?” e a memória de um poema de Kahlil Gibran… Aqui fica.

«Dais muito pouco quando estais a dar o que vos pertence.
Só quando vos dais a vós próprios é que estais verdadeiramente a dar.
Pois o que são as vossas pertenças senão aquilo que guardais com medo de necessitar amanhã?

E amanhã… que trará o amanhã ao cão prudente que vai enterrando ossos na areia
sem marcas, enquanto segue os peregrinos até à cidade santa?

E o que é o medo da necessidade senão a própria necessidade?
Não é o receio da sede que sentis, enquanto o vosso poço está cheio, da sede insaciável?

Há aqueles que dão pouco do muito que têm, e fazem-no para conseguirem reconhecimento
e o seu desejo oculto torna as suas dádivas sem valor.
E há aqueles que, tendo pouco, tudo dão.
Esses são os que acreditam na vida e na grandeza da vida e o seu cofre nunca está vazio.
Há aqueles que dão com alegria, e essa alegria é a sua recompensa.
E há aqueles que dão com dor e essa dor é o seu baptismo.

E há aqueles que dão e não conhecem a dor ao dar, nem procuram alegria,
nem dão para se sentirem virtuosos;
dão, tal como no vale a murta exala o seu perfume para o espaço.
É através das mãos desses que Deus fala,
é por detrás dos seus olhos que Ele sorri para a terra.

É bom dar quando vos é pedido, mas é melhor dar se vos pedirem só através da atenção.
E para o que tem as mãos abertas, a busca daquele que vai receber é uma alegria maior do que dar.

E que podereis conservar?
Tudo o que possuís será um dia dado!
Por isso dai agora, agora que a época da dádiva pode ser vossa e não dos vossos herdeiros.
Dizeis muitas vezes "Eu daria, mas só a quem o merecesse".
As árvores do vosso pomar não dizem isso, nem os rebanhos nas pastagens.
Eles dão para poder viver, pois não dar é perecer.

Aquele que é merecedor das Suas noites e dos Seus dias, é com certeza merecedor de tudo.
E aquele que mereceu beber do oceano da vida, certamente merece encher a taça no vosso ribeiro.
E que deserto maior haverá do que aquele que assenta na coragem e na confiança de receber?
E quem sois vós para que os homens se desnudem e exponham o seu orgulho
para que os possais ver nus e com o orgulho a descoberto?

Certificai-vos antes de que sois dignos de dar e de ser instrumento da dádiva!
Pois, na verdade, é a vida que dá à vida, enquanto vós, que vos considerais dadores,
não passais de testemunhas.

E vós, os que recebeis – e todos recebeis – não carregueis o fardo da gratidão,
pois estareis a colocar um jugo sobre vós e sobre aquele que dá.
Erguei-vos antes juntamente com o que dá, sobre essas dádivas como se elas fossem asas.
Porque ter demasiada consciência da vossa dívida
é duvidar da generosidade daquele que tem a Terra de Coração Livre como mãe e Deus como pai.»

E, acima de tudo isto, aparece-nos entre as duas leituras das viúvas, protagonistas do verbo DAR, a leitura da Carta aos Hebreus… Aparece-nos Jesus, com o qual se escreve um Poema Maior, o Poema da Salvação que sai da própria boca de Deus, protagonista de um outro verbo: DAR-SE…


E o resto tem que dizer-se com gestos! As palavras não servem para dizer e escrever tudo. Há uma outra poesia, a do Evangelho, que se diz com gestos e se inscreve na própria vida. Boa Semana!

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