“Eu sou o Bom Pastor”

Domingo IV da Páscoa (B)
1ª Leitura - Do Livro dos Actos dos Apóstolos
Act 4,8-12
Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e sobre o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se apresenta curado diante de vós. Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se transformou em pedra angular. E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar.»
2ª Leitura - Da 1ª Carta de João
1Jo 3,1-2
Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que o não conheceu a Ele. Caríssimos, agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é.
3ª Leitura - Do Evangelho de João
Jo 10,11-18
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

Comentário às Leituras

“Eu sou o Bom Pastor”

Não consigo passar os olhos por este segredo que Jesus nos revela sem que a minha memória voe até à minha infância… Não foi nos bancos da faculdade de Teologia que aprendi o significado de ser Bom Pastor, nem na leitura de livros especializados em linguagens bíblicas, nem em outras coisas assim… Foi na minha memória que o aprendi, e o Mestre da lição foi o meu avô, que nem sequer conhece uma letra.

“As minhas ovelhas conhecem-me, e eu conheço-as”, diz Jesus… e lembro-me de estar sentado à sombra de um castanheiro com o meu avô e a minha avó enquanto uma cabra, lá ao cimo, se empinava para rapar a ramada de uma macieira ainda pequena. A minha avó bem que lhe berrava e mandava vir, cá de longe, mas o raio da cabra, nada! Então, virou-se para o meu avô, interrompeu a conversa que ele estava a ter comigo para lhe dizer isto: “Oh José, fala-lhe tu que ela a mim não m’intende!” Juro que foi isto mesmo que disse, assim… O meu avô virou-se e só disse: “Aaaaarre, cabra dum caneco!” e ela logo desandou para a beira das outras. Tinha razão a minha avó…

Estávamos às vezes em casa, na lareira, a gozar o quentinho e lá fora começava a chover. “Tenho o gado na rua!” dizia o meu avô… e saía disparado. Quando voltava a entrar, vinha ensopado da chuva, cheio de frio, e eu perguntava-lhe o que tinha ido fazer: “Fui pô-as na corte p’ra que se não molhem!” E eu, criança, não entendia… enquanto ele ia mudar-se, perguntava à minha avó: “Então para que o rebanho não apanhe chuva fica ele todo ensopado?! Não percebo…” E a minha avó ria-se… e eu não percebia mesmo!

Mas, o mais difícil de entender era ainda outra coisa… a minha avó faz uns caldos deliciosos, e eu adorava quando depois fazia umas batatas com qualquer coisa, punha num prato grande no meio da mesa e todos comíamos dali. Tenho saudades disso… não era só a mesa comum, era o próprio prato. Lembro-me muitas vezes disso com alegria. O meu avô gostava muito da comida que ela fazia e, de vez em quando, lá saía ele com o rebanho durante uns dias, às vezes quase uma semana inteira!

Lá se agasalhava, punha a manta ao ombro por cima da sacola, pau na mão, e partia… Durante dias a fio ia para o cimo da serra, onde não havia nada nem ninguém com o gado por um único motivo: era onde havia o melhor pasto. A melhor água, a melhor comida… o luxo para qualquer rebanho. Mas, para isto, andava ele dias a fio a dormir ao relento , sozinho, e a comer de manhã à noite pão cada vez mais seco, presunto e chouriça, tinto enquanto houvesse na garrafita e água o resto do tempo. Eu não entendia isto… Quando ele chegava, vinha que nem um desalmado para comer comida de lume, um caldinho tirado da panela de ferro. Eu perguntava ao meu avô: “Oh avô, porque é que vai com elas para tão longe só por causa da comida delas, se para isso fica você sem comer do que é bom e gosta?” E ele dizia só: “Porque eu sou pastor…” E, para ele, estava tudo respondido. Para mim, não… na altura. Hoje percebo. E dou graças a Deus por estas experiências que vivi, porque iluminam-me a compreensão de Jesus como Bom Pastor, o que “dá a vida pelas suas ovelhas”.

A missão do Pastor é conduzir o rebanho ao Melhor Pasto e às nascentes da melhor água… Jesus conduz-nos à Palavra da Vida, centrada no mandamento do Amor, e à nascente da Agua Viva que é o Espírito Santo. Como Pastor, Bom Pastor, nos conduz ao cimo do monte, o monte das Bem-Aventuranças, o Monte da Transfiguração, o Monte de uma Aliança Nova de Deus connosco selada na Fidelidade de um Filho.

Neste Tempo pascal, saboreamos o inesgotável Amor de Deus por nós que se corporiza em Jesus, ou seja, acontece nele numa intensidade humana infinita e derrama-se para todos na Hora da sua ressurreição que, tendo começado há cerca de 2000 anos, ainda não terminou, porque Jesus vive permanentemente neste mistério de Passar-se para o Pai. A vida de Jesus Ressuscitado é uma permanente Páscoa (Passagem) para o Pai. E o Amor do Pai é uma permanente Páscoa (Passagem) para o Seu Filho. O dinamismo deste Amor inesgotável é o Espírito Santo que “é o Amor de Deus derramado nos nossos corações” como diz o Apóstolo Paulo (Rom 5, 5).

Somos amados de Deus-Pai, conhecidos por Jesus, nosso Irmão e Bom Pastor, e morada do Espírito Santo… ALELUIA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho maravilhoso Jesus o bom pastor...E ele tambem é a porta (jo10.7)isso significa a porta para a vida eterna sim, mas tambem a porta pra saude,felicidade, paz...Essa porta nimguém pode fechar.E tambem (jo 10.9) denota liberdade em Cristo entrar e sair creio que tem esse significado.Deus abençoe a todos nós.a paz do Senhor.