Deus da Promessa, Deus que nos Espanta…

Domingo IV do Advento (B)
1ª Leitura - Do 2º Livro de Samuel
2Sm 7,1-5.8b-12.14.16
Quando o rei se instalou em sua casa, e o Senhor lhe deu paz, livrando-o dos seus inimigos, disse David ao profeta Natan: «Não vês que eu moro num palácio de cedro, enquanto a Arca de Deus está abrigada numa tenda?» Natan respondeu-lhe: «Pois bem, faz o que te dita o coração, porque o Senhor está contigo!» Mas, naquela mesma noite, o Senhor falou a Natan, dizendo-lhe: «Vai dizer ao meu servo David: Diz o Senhor: "És tu que me vais construir uma casa para Eu habitar? Eu tirei-te das pastagens onde apascentavas as tuas ovelhas, para fazer de ti o chefe de Israel, meu povo. Estive contigo em toda a parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos e fiz o teu nome tão célebre como o nome dos grandes da terra. Fixarei um lugar para Israel, meu povo; nele o instalarei, e ali habitará, sem jamais ser inquietado; e os filhos da iniquidade não mais o oprimirão, como outrora, no tempo em que Eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. A ti concedo uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos.
Além disso, o Senhor faz hoje saber que será Ele próprio quem edificará uma casa para ti. Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, manterei depois de ti a descendência que nascerá de ti e consolidarei o seu reino. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, hei-de corrigi-lo com varas e com açoites, como fazem os homens, mas não lhe tirarei a minha graça, como fiz a Saul, a quem afastei diante de ti. A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim, e o teu trono estará firme para sempre".»
2ª Leitura - Da Carta de Paulo aos Romanos
Rm 16,25-27
Àquele que tem o poder para vos tornar firmes, de acordo com o Evangelho que anuncio pregando Jesus Cristo, segundo a revelação de um mistério que foi mantido em silêncio por tempos eternos, mas agora foi manifestado e, por meio dos escritos proféticos, de acordo com a determinação do Deus eterno, levado ao conhecimento de todos os gentios, para os levar à obediência da fé, ao único Deus sábio, por Jesus Cristo, a Ele a glória pelos séculos! Ámen.
3ª Leitura - Do Evangelho de Lucas
Lc 1,26-38
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.
Comentário às Leituras

"Deus da Promessa, Deus que nos Espanta…"

Senhor da nossa História, Senhor que VEM permanentemente e não “está” simplesmente connosco… És um Deus que toma a iniciativa, comprometes-te numa Aliança por Ti mesmo sonhada e és Fiel até ao fim.

Senhor, nós que passamos este tempo do Advento todo a falar na necessidade de nos prepararmos, e de nos pormos a caminho, e de mil coisas mais, esquecemo-nos quase sempre do essencial: tudo começa numa INICIATIVA Tua! O Advento fala-nos de Ti, não de nós… da Tua Vinda, da Tua Iniciativa amorosa e gratuita… Pensemos em nós depois. Pensemos à nossa moda depois. Pensemos nas nossas tarefas de Povo encontrado por Ti depois… primeiro, deixemo-nos apenas Espantar, Surpreender e Encantar por Ti, que Vens, que não Te guardas, não Te reservas para um qualquer “mundo divino” mas Incarnas constantemente o Teu Amor por nós… Porque a Tua Glória não se realiza na pompa de liturgias mas antes no Ser Humano vivo, livre, digno, de pé!

Senhor que Vens… Hoje temos diante dos olhos duas figuras desta História do Teu Povo ao qual nós mesmos já pertencemos: David e Maria. Duas maneiras tão diferentes de olhar para Ti, Senhor, e esperar-Te…

David, o Rei… Sentado no trono de Rei, nas salas finas do palácio que tinha construído para si, pôs-se a fazer projectos: também iria construir-Te uma casa como a sua, um palácio para Deus, ou seja, um Templo! David sabia que Tu, Senhor, eras o Deus da Aliança com o Seu Povo desde o princípio, o Deus das Promessas. O problema é achar que as Promessas de Deus vão coincidir com as nossas próprias previsões… Porque Deus ultrapassa sempre tudo isso, espanta, transcende, renova…

Já Maria fala de si mesma como “escrava”… o contrário do Rei! Por isso, não Te quer impor nada, Senhor, não Te quer fazer obedecer à sua própria agenda e aos seus próprios projectos. Acolhe, apenas… Pergunta… e Confia. David não perguntou nada a ninguém! Apenas partilhou o que queria fazer com alguém de confiança, porque sabia que lhe diria “sim, senhor, oh Rei, o que tu dizes e pensas está sempre bem!”

Mas… contigo há sempre um Mas…

Durante a noite, quando David dormia e tinha, por isso, deixado de ter ideias, fazer projectos e previsões, Tu falaste ao seu conselheiro mandando um recado ao Rei: serias Tu mesmo a fazer qualquer coisa, não David! Disseste ao David, o Rei, que não precisavas dele para fazer nada. Não precisavas de nenhum dos seus projectos. Tu mesmo é que tinhas um Projecto do qual não abdicavas e quiseste revelar-lho. Tu é que lhe darias uma “casa” a David, não feita de pedras, mas uma descendência… Tu estarias comprometido com esta descendência, esta história começada nele, e dela suscitarias um Novo David, para quem Tu serias um Pai e ele um Filho para Ti, a quem Tu mesmo sentarias num trono para sempre e o qual Te edificaria uma Casa como Tu gostas…

A seguir a David reinou o filho dele Salomão, e muitos pensaram que nele se tinha realizado esta Promessa de Deus: ele era da Casa de David, seu descendente, ungido como filho de Deus na cerimónia de entronização e foi quem construiu o Templo de Jerusalém e o inaugurou numa liturgia solene em que declarava já cumprida a Tua Promessa! Mas não… Pouco tempo depois, tudo se desmoronou… Havia que esperar mais… Os Profetas eram os que levavam o cajado da Esperança à frente do Teu Povo: “Deus é Fiel, diziam, Deus é Fiel! Ele compromete-se naquilo que Promete! Fará o que disse a David.”

E fizeste, Senhor… Como Lucas diz, naquele diálogo do Mensageiro com Maria… Em Jesus realiza-se a Promessa feita a David! Da sua descendência segundo a carne, como diz Paulo, entronizado na sua Ressurreição, em poder, pelo Espírito Santo, tornou-se ele mesmo o Templo Vivo que Deus quer, o ponto de encontro entre Deus e o Homem onde se aprende a adorar “em Espírito e Verdade”…

És um Deus fiel, Senhor! Nós que nos ocupamos de tantas coisas, que projectamos tantas coisas, que andamos tão atarefados em saber o que fazer a seguir, ajuda-nos a estarmos mais parados para acolher, mais disponíveis para sermos espantados pela Tua Vinda permanente de Deus Fiel e Companheiro, Emanuel - Deus Connosco.

Sem comentários: