Enquanto Esperais, Empenhai-vos...



Domingo II do Advento (B)



1ª Leitura - Do Livro de Isaías
Is 40,1-5.9-11




Consolai, consolai o meu povo,
é o vosso Deus quem o diz.
Falai ao coração de Jerusalém e gritai-lhe:
«Terminou a vossa servidão,
estão perdoados os vossos crimes,
pois já recebeu da mão do Senhor
o dobro do castigo por todos os seus pecados.»
Uma voz grita:
«Preparai no deserto o caminho do Senhor,
aplanai na estepe uma estrada para o nosso Deus.
Todo o vale seja levantado,
e todas as colinas e montanhas sejam abaixadas,
todos os cumes sejam aplanados,
e todos os terrenos escarpados sejam nivelados!»
Então a glória do Senhor manifestar-se-á,
e toda a gente a há-de ver ao mesmo tempo.
É o Senhor quem o declara.
Sobe a um alto monte, arauto de Sião.
Grita com voz forte, arauto de Jerusalém;
levanta a voz, sem receio, e diz às cidades de Judá:
«Aí está o vosso Deus!
Olhai, o Senhor Deus vem com a força
do seu braço dominador;
olhai, vem com o preço da sua vitória,
e com a recompensa antecipada.
É como um pastor que apascenta o rebanho,
reúne-o com o cajado na mão,
leva os cordeiros ao colo,
e faz repousar as ovelhas que têm crias.»


2ª Leitura - Da 2ª Carta de Pedro
2Pe 3,8-14




Há uma coisa, caríssimos, que não deveis esquecer: um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um só dia. Não é que o Senhor tarde em cumprir a sua promessa, como alguns pensam, mas simplesmente usa de paciência para convosco, pois não quer que ninguém pereça, mas que todos se convertam. Porém, o Dia do Senhor chegará como um ladrão: os céus desaparecerão com estrondo, os elementos do mundo abrasados dissolver-se-ão, assim como a terra e as obras que nela houver. Uma vez que todas as coisas serão assim destruídas, como deve ser santa a vossa vida e a vossa piedade, enquanto esperais e apressais a chegada do dia de Deus, quando os céus, a arder, se desintegrarem e os elementos do mundo, com o ardor do fogo, se derreterem! Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos uns novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça. Portanto, caríssimos, enquanto esperais estes acontecimentos, esmerai-vos para que Ele vos encontre imaculados, irrepreensíveis e em paz.


3ª Leitura - Do Evangelho de Marcos
Mc 1,1-8




Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:
Eis que envio à tua frente o meu mensageiro,
a fim de preparar o teu caminho.
Uma voz clama no deserto:
‘Preparai o caminho do Senhor,
endireitai as suas veredas.’
João Baptista apareceu no deserto, a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo e trazia uma correia de couro à cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu baptizei-vos em água, mas Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo.»




Comentário às Leituras

"Enquanto Esperais, Empenhai-vos..."


Dá-nos profetas como Isaías, Senhor! De novo, dá-nos quem em teu Nome proclame uma Boa Notícia de Consolação e nos fale ao Coração…

Tu sabes, Senhor, como precisamos de ser consolados, como a vida às vezes nos aperta e violenta, como nós mesmos às vezes lhe torcemos as voltas e depois nos despenhamos nas curvas e precipícios que pouco antes construímos… Tu sabes, Senhor, como precisamos de Consolação e Libertação! Dá-nos profetas que nos gritem ao Coração a notícia de que estás a chegar, sempre novo e de novo, para altear os vales que escavámos, para abater os montes que levantámos, para derrubar as muralhas que edificámos e restaurar os caminhos que vedámos…

Dá-nos profetas maiores que o medo, maiores que a sensatez do mundo, homens e mulheres cujas vidas ultrapassem as fronteiras das linguagens dogmáticas e nos falem de Ti com desassombro, com encanto e tão enamorados que nos façam sentir-Te próximo e atento, cuidando de nós como um pastor que apascenta o seu rebanho e congrega à sua volta as ovelhas que se tinham perdido, que toma os cordeirinhos no seu próprio colo e dá ao rebanho descanso em segurança…

Dá-nos profetas como João, Senhor, que nos abrem ao “princípio do Evangelho de Jesus Cristo” nas nossas próprias vidas, homens e mulheres que nos falem de Jesus como quem nos apresenta à pessoa mais importante que conheceram, o centro das suas vidas!

Dá-nos profetas assim, Senhor, como ele, que não guardava ninguém à volta de si mesmo mas apontava os que o procuravam para “aquele que viria, maior que ele”, profetas humildes, que sabem que estão na festa das Bodas mas não querem ocupar o lugar do Noivo…

Dá-nos gente de Coração audaz, sem medo dos gestos fortes e das palavras inconvenientes, porque só esses são capazes de apontar verdadeiramente para além de si mesmos, são capazes de aplanar caminhos em que os débeis deixam de tropeçar e cair e rasgar veredas novas.

Nós que somos da Nova Aliança que João já não teve tempo de conhecer, precisamos ainda de gente como ele para renovarmos a nossa vivência do Baptismo no Espírito, porque muitas vezes não passamos do baptismo da água que molha e se limpa com a toalha, e o resto seca pouco depois…

Tu, que és o Senhor do Tempo e da História, faz-nos estar atentos aos tantos sinais proféticos que existem nos nossos dias, mergulha o nosso Coração na sabedoria da Vigilância e faz crescer em nós a Esperança desses “Novos Céus e Nova Terra onde habita a Justiça” de que falam sempre os teus Profetas, esse Mundo Novo a emergir ao qual Jesus chamava Reino de Deus…

“ESPERANDO e APRESSANDO”, como nos diz a segunda carta do Pedro…

Ajuda-nos a entender bem este apelo, Senhor… Esperar e Apressar… Esperar não é uma atitude passiva, mas é o impulso que nos faz antecipar o que se espera, viver segundo o que se ama, mesmo quando ainda não é tudo evidente…

Esperar o Advento do Reino é estar permanentemente Apressando essa Vinda, antecipando-o, vivendo segundo os critérios do Reino revelados plenamente na vida de Jesus… Ou seja, “enquanto ESPERAIS tudo isto, EMPENHAI-VOS…”

Senhor, sê Tu, hoje, a dizer com a Tua ternura estas palavras dentro de nós, para que compreendamos o que significa Esperar, e a Tua Chegada, que é permanente, se torne visível e sensível nos nossos gestos e atitudes…

Senhor… digo com a Igreja primitiva: “Maranatha! Vem, Senhor! Vem… VEM…”

E sinto, hoje, que tu me apontas o mundo povoado por tantos irmãos e irmãs e me dizes, como resposta: “Vai… VAI…”

Sem comentários: