O Meu Senhor é Forte...

Domingo XIX do Tempo Comum (A)

1ª Leitura - Do 1º Livro dos Reis
1Rs19,9a.11-13a


Tendo chegado ao Horeb, Elias passou a noite numa caverna, onde lhe foi dirigida a palavra do Senhor:
«Sai e mantém-te neste monte, na presença do Senhor; eis que o Senhor vai passar.» Nesse momento, passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos diante do Senhor; mas o Senhor não se encontrava no vento. Depois do vento, tremeu a terra. Passou o tremor de terra e ateou-se um fogo; mas nem no fogo se encontrava o Senhor. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa suave. Ao ouvi-lo, Elias cobriu o rosto com um manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna.

2ª Leitura - Da Carta de Paulo aos Romanos
Rm 9,1-5


É verdade o que vou dizer em Cristo; não minto, pois é a minha consciência que, pelo Espírito Santo, disto me dá testemunho: tenho uma grande tristeza e uma dor contínua no meu coração. Desejaria ser amaldiçoado, ser eu próprio separado de Cristo, pelo bem dos meus irmãos, os da minha raça, segundo a carne. Eles são os israelitas, a quem pertence a adopção filial, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas. A eles pertencem os patriarcas e é deles que descende Cristo, segundo a carne. Deus que está acima de todas as coisas, bendito seja Ele pelos séculos! Ámen.

3ª Leitura - Do Evangelho de Mateus
Mt 14,22-33


Jesus obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto Ele despedia as multidões. Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só. O barco encontrava-se já a várias centenas de metros da terra, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-no caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma!» E gritaram com medo. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!» Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.» «Vem» - disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» E, quando entraram no barco, o vento amainou. Os que se encontravam no barco prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «Tu és, realmente, o Filho de Deus!»




Comentário às Leituras
"O MEU SENHOR É FORTE!"


Às vezes faz-nos falta entender um bocadinho as simbologias utilizadas pelo povo bíblico, para percebermos bem o que significam alguns textos que proclamamos como Palavra de Deus. Por exemplo o de hoje… o “mar”, na linguagem bíblica, ou as “águas profundas” são símbolo do mal, das forças presentes na nossa Vida contrárias ao querer de Deus e ao nosso bem. Antes de haver botijas de oxigénio, submarinos ou televisão para ver como é o mar “lá em baixo”, este era assustador. Nunca ninguém tinha tentado lá ir ao fundo que não tivesse desaparecido para sempre ou voltado morto! Não é?

Por isso os antigos pensavam que no fundo do mar habitavam monstros e espíritos que exerciam na história humana um poder contrário ao de Deus. Por isso é que Jesus chama sempre os seus para eles serem “Pescadores de Homens”, ou seja, colaborarem consigo na Libertação de pessoas das forças do mal que oprimem e escravizam. É preciso percebermos isto para lermos bem o relato de hoje em que Jesus nos é apresentado como o que caminha sobre as águas, o Vitorioso sobre todo o mal, e Pedro, como nós, que vai tentando e vai temendo…

Olha, sem mais “explicações”, vou antes abrir o Coração contigo, pode ser?... Este pedaço de Evangeljho parece que “puxa por mim” e me faz exultar…

O meu Senhor é Forte!
O meu Senhor é Forte e faz acontecer o Evangelho todo dentro de mim de cada vez que fujo com ele para o cimo de uma colina qualquer ou caminho entre a multidão com a mão sempre agarrada à sua túnica para não me deixar engolir.

O meu Senhor é Forte e mostra-mo cada vez que me manda preparar o barquito e segreda que quer fazer-me passar para “o outro lado do lago”. Mal começo com os meus “mas”, garante-me que vai comigo e diz que isso tem que começar a bastar-me…

E o Evangelho acontece de novo…

Jesus continua a erguer-se, agora dentro de mim, para dizer imponente ao vento: “Xiu, está calado!” e ao mar: “Pára quieto!”. E tudo lhe obedece…

Imagina-o dentro de ti. Vá, imagina… Imagina-o agora, como quem vai deitado sereno na popa do teu barquito enquanto atravessas o lago que ele quis conduzir para o outro lado contigo… Dá-te conta dos ventos que te percorrem por dentro e dos mares revoltos que por aí andam ainda…

E agora vê-o levantar-se… vês? Diz-lhe que tens medo. Podes dizer! Diz-lhe que precisas dele. E vê-o agora erguer a voz… Cara-a-cara com os ventos e sem temer o mar: “Xiu, cala-te!!! Fica quieto!” E vê-o olhar-te agora, e sentar-se de novo contigo. Sente o vento a transformar-se em brisa… Podes dar-te conta nele, no seu rosto sereno, nos seus cabelos…

Deixa-te olhar. Não desvies os olhos nem tenhas pressa em dizer-lhe nada. Deixa-te olhar assim por ele, que ele está a dizer-te com esse olhar tão íntimo o mesmo que disse ao vento e ao mar: “Serena… Sossega… Está quieto…”

E agora deixa-o fazer-te uma pergunta importante: “Porque é que ainda tens medo? Ainda não confias em mim?” Não lhe respondas! Não caias na tentação de responder apressadamente. Cala-te! Ele não to perguntou para que lhe respondesses, mas para perceberes quem é que manda, quem é que é mesmo forte nesta travessia em que nós pensamos que temos sempre o controlo do barco sozinhos.
Deixa-te só ficar assim um bocadinho…

E, se quiseres, podes repetir comigo tudo isto: O MEU SENHOR É FORTE! O MEU SENHOR É FORTE! O MEU SENHOR É FORTE! O MEU SENHOR É FORTE! O MEU SENHOR É FORTE!

O MEU SENHOR É FORTE! Faz acontecer em mim, dentro de mim, a Força e o Poder do Evangelho.

Faz acontecer dentro de mim as mesmas perguntas que faziam os primeiros discípulos dele: “Mas quem é ele, afinal, que até o vento e o mar lhe obedecem?!” E, como eles, também não corro para arranjar respostas de cartilha, porque o mais importante nestas coisas não são as respostas mas as experiências que fazem acontecer estas perguntas. Perguntar-se por ele, pelo seu poder e pela sua Força, é já uma exultação pela maneira como a sua presença libertadora irrompeu em nós!

O MEU SENHOR É FORTE!

E o Espírito Santo, sua Força e seu único Poder, é tão fiel e amoroso que não deixa ficar o Evangelho de Jesus enterrado no passado mas permanentemente o actualiza e recria como fonte de sentido e experiência de libertação que nos faz continuar a sonhar, testemunhar e construir o Reino de Deus, os “novos Céus e nova Terra, em que o Mar não existe mais” e todos os ventos se calaram para sempre.

Sem comentários: