Jesus Ressuscitado, Porta e Bom Pastor

Domingo IV da Páscoa (A)

1ª Leitura - Do Livro dos Actos dos Apóstolos
Act 2,14a.36-41


De pé, com os Onze, Pedro ergueu a voz e dirigiu-lhes então estas palavras:
«Saiba toda a casa de Israel, com absoluta certeza, que Deus estabeleceu como Senhor e Messias a esse Jesus por vós crucificado.» Ouvindo estas palavras, ficaram emocionados até ao fundo do coração e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?» Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um o baptismo em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos seus pecados; recebereis, então, o dom do Espírito Santo. Na verdade, a promessa de Deus é para vós, para os vossos filhos, assim como para todos os que estão longe: para todos os que o Senhor nosso Deus quiser chamar.» Com estas e muitas outras palavras, Pedro exortava-os e dizia-lhes: «Afastai-vos desta geração perversa.» Os que aceitaram a sua palavra receberam o baptismo e, naquele dia, juntaram-se a eles cerca de três mil pessoas.»

2ª Leitura - Da 1ª Carta de Pedro1Pe 2,20b-25

Se, fazendo o bem, sofreis com paciência, isso é uma coisa meritória diante de Deus. Ora, foi para isto que fostes chamados; visto que Cristo também padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se encontrou engano; ao ser insultado, não respondia com insultos; ao ser maltratado, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga com justiça; subindo ao madeiro, Ele levou os nossos pecados no seu corpo, para que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fostes curados. Na verdade, éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao Pastor e Guarda das vossas almas.

3ª Leitura - Do Evangelho de João
Jo 10,1-10


«Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lado, é um ladrão e salteador. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre-a e as ovelhas escutam a sua voz. E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair. Depois de tirar todas as que são suas, vai à frente delas, e as ovelhas seguem-no, porque reconhecem a sua voz. Mas, a um estranho, jamais o seguiriam; pelo contrário, fugiriam dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos.» Jesus propôs-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Então, Jesus retomou a palavra: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não lhes prestaram atenção. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.




Comentário às Leituras
"Jesus Ressuscitado, Porta e Bom Pastor"


A porta é lugar de encontro, de diálogo… Jesus é a Porta porque é o “lugar de Encontro” definitivo de Deus connosco. Por isso Jesus diz para destruírem à vontade o “lugar de Encontro” com Deus em Jerusalém, o Templo, porque ele próprio é o “lugar de Encontro” humano-divino para toda a Humanidade: “Jesus falava do Templo [lugar de Encontro com Deus, e de Deus com o Homem] que é o seu Corpo [Vida Ressuscitada]” (Jo 2, 21, 22). O encontro do Homem com Deus acontece por mediação de Jesus, na intimidade do Espírito: “Mulher, chegou a Hora em que nem neste monte nem em Jerusalém haveis de adorar o Pai. Chega a Hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em Espírito e em Verdade, pois são assim os adoradores que o Pai pretende” (Jo 4, 21-23)

A porta é lugar de CONVITE à intimidade, de proposta a entrar na familiaridade da própria casa… Jesus é o Convite de Deus para a familiaridade da Sua Casa, da Sua Família! Pelo dom da sua Missão, ficámos a conhecer a beleza nova do Rosto Familiar de Deus, pelo jeito como nos falava do Pai como seu “Abba-Papá” e nos anunciava o Espírito Santo como nosso “Paráclito”, ou seja, defensor e consolador. Pelo dom da sua Ressurreição, aconteceu a difusão universal do Espírito Santo como “Amor de Deus derramado nos nossos Corações” (Rom 5, 5) e o que tinha sido durante cerca de 33 anos um privilégio de Jesus, tornou-se dom para toda a Humanidade: já somos da Família de Deus! Eis a nossa exultação pascal…

A porta é lugar de PASSAGEM, da Páscoa, da abertura ao novo, ao “outro lado”… Na sua Passagem-Páscoa para o Pai, Jesus converteu-se em Passagem-Páscoa para toda a Humanidade. Este é o dom da Salvação. Viver como gente salva significa assumir os critérios da Ressurreição como fonte permanente de decisões. Esse é o caminho da “Vida em Abundância” que Jesus promete a todos os que o tenham como “Porta de Passagem”, isto é, como critério obrigatório de decisão. Já na história, assumir Jesus como Porta significa Passar permanentemente pelas pastagens abundantes da Palavra e pela frescura da Fonte do Espírito, alimento e bebida que restauram a nossa Mente e o nosso Coração para sermos capazes de agir ao jeito de Jesus.

É a esta Abundância de Vida que Jesus se compromete a levar-nos como Bom Pastor. Ele “dá a Vida pelas suas ovelhas”, se for preciso, porque as ama até ao fim! Jesus é a revelação máxima da Fidelidade e do Amor Não-Desistente do nosso Deus. Os mercenários e os falsos pastores, são os que não amam as ovelhas mas apenas se amam a si próprios. Os falsos pastores conduzem as ovelhas à pedrada e não as fazem sentir seguras. Até dos “pastores” têm medo!

O Bom Pastor conduz as suas ovelhas pelo som da sua voz, e as ovelhas sentem-se seguras na Palavra do Pastor porque conhecem o seu amor por elas. O Bom Pastor é aquele que nunca desiste de dar Vida às suas ovelhas, aquele cujo amor o faz correr todos os riscos para procurar e salvar até a ovelha perdida (Lc 15, 4-7). Jesus é o Bom Pastor do Povo da Nova Aliança porque é seguindo-o que chegamos às pastagens deliciosas onde podemos alimentar a Vida da Palavra de Deus e dessedentar o nosso Coração com a Água Viva do Espírito que em nós se torna nascente a jorrar Vida Eterna (Jo 4, 13-14).

Infelizmente, durante séculos se falou mais de Jesus como “atento cão de guarda” das nossas acções do que como Bom Pastor das nossas Vidas! Que pena… O Apóstolo Paulo vem em nossa ajuda, mostrando-nos o “Bilhete de Identidade do Bom Pastor”: «O Bom Pastor é paciente, o Bom Pastor é prestável, o Bom Pastor não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso… O Bom Pastor nada faz de inconveniente, o Bom Pastor não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. O Bom Pastor não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. O Bom Pastor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.» (1Cor 13, 4-7)

Pelo privilégio gratuito da Fé podemos saborear tudo isto e podemos colaborar com Jesus Bom Pastor. A missão da Igreja é uma Missão Pastoral, ou seja, continuar o jeito do Pastor Jesus, conduzindo todos os Corações disponíveis ao pasto da Palavra e à nascente do Espírito.

É diante desta Missão e deste Pastor que todos nos devemos perguntar o mesmo que em Jerusalém no dia de Pentecostes: “O que devemos fazer?!” TODOS NÓS, o que devemos fazer?!

Sem comentários: