Chegou a hora de nos levantarmos do sono!

Domingo I do Tempo do Advento (A)
1ª Leitura - Do Livro de Isaías
Is 2,1-5


Visão profética de Isaías, filho de Amós,
sobre Judá e Jerusalém:
No fim dos tempos
o monte do templo do Senhor estará firme,
será o mais alto de todos,
e dominará sobre as colinas.
Acorrerão a ele todas as gentes,
virão muitos povos e dirão:
«Vinde, subamos à montanha do Senhor,
à casa do Deus de Jacob.
Ele nos ensinará os seus caminhos,
e nós andaremos pelas suas veredas;
porque de Sião sairá a lei,
e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
Ele julgará as nações,
e dará as suas leis a muitos povos,
os quais transformarão as suas espadas em relhas de arados,
e as suas lanças, em foices.
Uma nação não levantará a espada contra outra,
e não se adestrarão mais para a guerra.
Vinde, Casa de Jacob!
Caminhemos à luz do Senhor.»

2ª Leitura - Da Carta de Paulo aos Romanos
Rm 13,11-14


Sabeis em que tempo vivemos: já é hora de acordardes do sono, pois a salvação está agora mais perto de nós do que quando começámos a acreditar. A noite adiantou-se e o dia está próximo. Despojemo-nos, por isso, das obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Como quem vive em pleno dia, comportemo-nos honestamente: nada de comezainas e bebedeiras, nada de devassidão e libertinagens, nada de discórdias e invejas. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos entregueis às coisas da carne, satisfazendo os seus desejos.

3ª Leitura - Do Evangelho de Mateus
Mt 24, 37-44


«Como foi nos dias de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comia-se, bebia-se, os homens casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca; e não deram por nada até chegar o dilúvio, que a todos arrastou. Assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, estarão dois homens no campo: um será levado e outro deixado; duas mulheres estarão a moer no mesmo moinho: uma será levada e outra deixada. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. Por isso, estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.»


Comentário às Leituras
"Chegou a hora de nos levantarmos do sono!"


1 O profeta Isaías proclamou o anúncio de Paz que escutamos hoje na primeira leitura num período muito difícil da história do seu povo, uma vez que estavam quase a ser invadidos e dominados por povos vizinhos mais poderosos. Do rei até ao mais pequeno súbdito, todos tremiam de medo. Mas Isaías torna-se arauto de uma ESPERANÇA que vai para além de todas as expectativas. O que constitui um Profeta, na bíblia, não é adivinhar o futuro, mas sim ler os acontecimentos presentes com o próprio olhar de Deus, de maneira a interpretá-los à luz da Fidelidade e Amor de Deus. Diante da iminente invasão inimiga, cheio de Esperança, anuncia aos seus contemporâneos que a violência não é definitiva. Em todos as etapas da história há sempre poderes e impérios que parecem indestrutíveis durante uns tempos, mas todos acabam sempre por cair. Todos! Então o Profeta anuncia que o definitivo da história será a Paz entre todas as nações, gerada pelo cumprimento da Justiça e pela procura comum da Vontade de Deus. Diz que “o monte Sião será o mais elevado”, para dizer que a Paz é a única que subsiste, enquanto todos os “altos impérios opressores” se abatem sob o seu próprio peso…

É desta lucidez do Profeta que nasce, pela sintonia profunda com a Palavra de Deus, o seu anúncio de Esperança, a ponto de usar a linguagem belíssima das “espadas que se converterão em relhas de arado, e as lanças em foices”.

2 O evangelho aponta-nos também outra atitude, a VIGILÂNCIA ou Atenção, mas utilizando uma linguagem estranha para nós, muito dura… Era uma maneira de falar própria daquela época e daquela cultura, muito “pão-pão, queijo-queijo”, quando se queria dizer que nas coisas importantes não se pode ficar “no meio da ponte”. Por isso é que se fala sempre “de uns e de outros”, “um grupo e outro grupo”, “um tomado, outro deixado”, como quem nos lembra que diante do Evangelho de Jesus é necessário decidir-se! Jesus bem que o dizia aos seus: “Seja este o vosso modo de falar: sim-sim, não-não. O que for além disto, procede do mal.” (Mt 5, 37)

Infelizmente, muitas vezes esta linguagem da Segunda Vinda de Cristo foi utilizada para falar de acontecimentos futuros, e sempre com cores assustadoras que nos metiam medo. Mas não é isso que significa no Evangelho… Evangelho significa “Boa Notícia”! Uma Boa Notícia não pode ser usada para provocar medo. Nos evangelhos nunca se responde às perguntas “Quando será?”, “Onde será?” e “Como será?”. Porquê? Porque não era isso que interessava aos evangelistas! O que queriam anunciar era que o tempo que vivemos ainda não é o definitivo, ainda não chegámos à plenitude da Vida. Essa só a conheceremos quando chegar a Hora da Ressurreição para todos nós também! Agora vivemos num “tempo intermédio”, ou seja, como gente “a caminho”, em construção… Isto implica da nossa parte atitudes muito importantes. Aquela que hoje mais nos é proposta é a da Vigilância ou Atenção. De facto, não podemos deixar a Vida passar-nos ao lado, distraídos com mil coisas… É isso que significa o exemplo das pessoas no tempo de Noé, que andavam distraídas dos sinais das suas próprias infidelidades e não aceitaram os apelos de Noé.

3 A linguagem da Segunda Vinda, no Novo Testamento, não serve para falar do futuro, mas sim para propor atitudes bem concretas para o presente dos discípulos de Jesus Ressuscitado. Nós é que, desde a Idade Medieval, andamos preocupados em responder às perguntas “Quando, Onde e Como”, mas a bíblia a todas elas responde apenas: “AGORA!!!”

O Profeta Isaías anunciava a Esperança e Jesus pede-nos a Vigilância, que é a Esperança em Acção! A Esperança não é apenas um optimismo em relação ao futuro… É uma atitude de transformação do presente segundo o futuro que esperamos, isso sim! A Esperança bíblica é Vigilante, activa, arregaça as mangas e deita mãos à obra… É a nós que compete transformar “as espadas em relhas de arado e as lanças em foices”! A nossa Esperança Vigilante faz-nos renovar o Coração e libertar muitas situações na nossa vida das amarras da violência, do egoísmo, da vingança… A Esperança faz-se Vigilância, e a Vigilância faz-se Conversão! Um bom caminho de Advento, não achas?...

E se, mesmo assim, quiseres estar “à espera do Senhor que prometeu que havia de vir”, então não te esqueças que Ele próprio disse também como chegaria: “Tive fome e deste-me de comer, tive sede e deste-me de beber, era imigrante e acolheste-me, estava nu e vestiste-me, estava doente e foste ver-me, estava preso e foste visitar-me…” (Mt 25, 35-36) Lembras-te?! Não te parece, então, que o Senhor tem vindo muito mais vezes do que pensávamos?... Mas, se calhar, não estivemos Vigilantes…

Por isso, levemos a sério o que nos diz o Apóstolo Paulo hoje: “Chegou a hora de nos levantarmos do sono”, ou seja, abramos os olhos!

-------------------------------------------------------------------
:: Cartoon do EMANUEL
-------------------------------------------------------------------

Sem comentários: